Grupo Êxtase de Dança pela primeira vez no Rio!

de 29/8 a 30/8 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
Grupo Êxtase de Dança apresenta-se pela primeira vez no Rio
1
Mônica Riani · Rio de Janeiro, RJ
28/8/2013 · 0 · 0
 

O Grupo Êxtase de Dança leva Minas Gerais na ponta dos pés por toda parte. Para realizar sua primeira temporada no Rio de Janeiro o grupo, formado em Viçosa, Zona da Mata mineira, apresenta de graça e ao ar livre a coreografia "Entre Acasos, que reúne a assinatura de três ilustres coreógrafos das Geraes, Mario Nascimento, Fernando Martins e Paulo Chamone, trio que criou movimentos e gestos para, num mesmo espetáculo, mostrar as várias facetas dos bailarinos do Grupo Êxtase de Dança, que é dirigido por Patrícia Lima. Dia 29 de agosto, acontecem duas sessões na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira. Já no dia 30 de agosto, o Êxtase se apresenta às 11h na Praça XV, Centro do Rio, e às 16h no Largo do Machado, sempre de graça, indo aonde o povo está.

“É a primeira vez que iremos nos apresentar no Rio de Janeiro como um grupo profissional. A expectativa é grande”, destaca a coreógrafa e diretora Patrícia Lima. Formada pela Royal Academy of Dance com aperfeiçoamento nos EUA em dança moderna, jazz e ballet clássico, Patrícia Lima criou, em 1981, o Núcleo AD, em Viçosa. Em 1983, fundou o Grupo Êxtase. “É um dos poucos grupos profissionais constituídos e em atividade na Zona da Mata Mineira e está não apenas promovendo a formação de plateia, como também ajudando a despertar talentos ou fomentando a formação de novos grupos. Surgiram vários depois de enxergarem no Êxtase a possibilidade de profissionalização”.

Em 2006 o Grupo Êxtase conquistou o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Metalsider, que possibilitou a contratação de equipe técnica e artistica, bem como de coreógrafos o que possibilitou ter um trabalho continuado, culminando com sua profissionalização. “Nossa pesquisa de linguagem inclui a troca de experiências com grandes nomes da dança contemporânea brasileira se destacando Mário Nascimento, Alex Neoral, Rosa Antuña, Fernando Martins e Paulo Chamone”.

Antes da profissionalização, porém, o Grupo Êxtase já contava com reconhecimento pelo talento nas montagens de espetáculos, realizando turnês no interior de Minas Gerais, itinerando por mais de 40 cidades com público superior a 100 mil espectadores. Ao longo dessa trajetória, foi construída uma história de sucesso, a partir do sonho da coreógrafa Patrícia Lima e do ator e diretor teatral Marcelo Andrade, que juntos montaram espetáculos de grande repercussão, excursionando pelas principais capitais do Brasil, da América latina e pelo interior mineiro.

Entre as montagens de sucesso está “O Grande Mentecapto”, que emocionou ao saudoso escritor Fernando Sabino ao assisti-lo por várias vezes. Ele foi à Viçosa para acompanhar a montagem e mostrou-se fascinado pelo resultado. Em 2006, o Núcleo voltou a surpreender com uma montagem para a dança contemporânea da obra teatral “A Caravana da Ilusão”, de Alcione Araújo. O espetáculo marcou o início da profissionalização do Grupo Êxtase, por meio do apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A partir de sua profissionalização, o Grupo Êxtase montou e realizou seis turnês com os espetáculos “A Caravana da Ilusão”, “Alguém atrás e mim”; “Eu de repente o outro” e “Cachorro perdido”, de Mário Nascimento.

onde fica
Dia 29/08 - Arena Carioca Fernando Torres - Rua Bernardino de Andrade, 200. (21 - 3495.3093). Madureira - RJ || Sessões às 11h e às 16h. Grátis.

Dia 30/08 - Praça XV - Centro do Rio. Sessão às 11h. Largo do Machado, sessão às 16h. Grátis.

quando ir
29/8/2013 a 30/8/2013
quanto custa
Grátis
contato
monicariani@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados