Gustavo Portela lança CD com 34 músicos do Ceará

23/5 · Fortaleza, CE
Régis Capibaribe
Gustavo reuniu mais de 30 músicos na concepção do álbum
1
Felipe Gurgel · Fortaleza, CE
18/5/2010 · 11 · 0
 

Mais de 30 músicos convidados participaram de "Movimento", disco coletivo dirigido e produzido por Gustavo Portela. O lançamento ocorre no próximo dia 23 de maio, no Teatro do Centro Dragão do Mar, em Fortaleza (CE). O repertório de 11 faixas transita entre o samba, o rock, a MPB - repaginados por sintetizadores e naipe de metais, dentre outras combinações de arranjos

Gustavo Portela assume o expediente de produtor musical em "Movimento" - disco com repertório de canções próprias, parcerias e versões; feito em colaboração com mais de 30 músicos convidados. O trabalho é um aperitivo tanto da vivência de Gustavo pelo circuito da noite de Fortaleza (CE), como da experiência de seus grupos autorais. Hoje, o Encarne. E antes, o Et Circensis. O lançamento ocorre no próximo dia 23 de maio no Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza (CE), com a presença de boa parte dos músicos que gravaram para o projeto e deram uma cor diversificada ao Movimento. O show será gratuito.

O projeto é a permissão que Gustavo Portela teve para fazer tudo dentro do estúdio: tocar, criar, arranjar, dirigir, um pouco de cada coisa. O que tinha tudo para ser um projeto solo convencional teve outra lógica. Movimento é um disco coletivo. Um trabalho atual, feito do modo “2.0” – termo adotado para designar a cultura colaborativa hoje tão comum em tempos consolidados pela Internet. O disco conta com a participação de músicos e intérpretes da música brasileira feita no Ceará. São 11 faixas reunindo convidados sob a influência da música tradicional à contemporânea, da nova MPB ao rock independente, do samba à música de baile. Tudo repaginado por sintetizadores, naipe de metais, dentre outras várias combinações de arranjos.

Movimento traz a co-autoria de Adelson Viana (acordeom), Aldenor Paiva (voz), Andréa Manoel (voz), Andréa Piol (voz/ Encarne), A Pessoa Bob (acordeom/ violão), Cristiano Pinho (cavaquinho), Daniel Groove (voz/ O Sonso), Danilo Guilherme (baixo/ III Dan), Denílson Lopes (bateria), Éden Barbosa (guitarra/ Meu Amigo Imaginarium), Ferreira Júnior (sax), Hoto Júnior (percussão), Kibe (bateria/ Fóssil), Igor Caracas (percussão/ Breculê), Jean Fernandes (piano), João Leão (sintetizadores), Jorge Lima (violoncello); Juliana Roza, Lorena Chagas e Samira Carvalho (vozes do Fulô da Aurora); Lucas Ribeiro (baixo), Márcio Rezende (sax), Mariano (voz/ argentino radicado em Canoa Quebrada/CE), Pádua Pires (cordas), Pantico Rocha (bateria e voz), Paulo Façanha (voz/ carreira solo), Piter Ernandis (trompete), Régis Damasceno (baixo/ Cidadão Instigado), Ricardo Abreu (flughel), Rômulo Santiago (trombone), Tiago Sousa (trompete), Vitor Colares (guitarra/ Fóssil), Vitoriano (voz/ carreira solo) e Zoo (voz/ Alegoria da Caverna).

De novembro/2009 a Janeiro/2010, todos eles passaram pelo crivo do estúdio Planeta, no Dionísio Torres, em Fortaleza, e tiveram suas passagens documentadas pelo blog “Gustavo em ovimento” (w.gustavomov.blogspot.com), assinado pelo jornalista Felipe Gurgel – um making of das gravações do disco e espaço de interatividade online entre a construção do trabalho e o público. O projeto conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult – CE), através do I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência.

onde fica
Teatro do Centro Dragão do Mar - Rua Dragão do Mar, Praia de Iracema, Fortaleza (CE)
quando ir
23/5/2010, s 19:00h
quanto custa
1kg de alimento não-perecível
website
www.gustavomov.blogspot.com
contato
(85) 3488.8600

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados