A ONG CEMINA – Comunicação, Educação e Informação em Gênero, por meio de seu Núcleo da Juventude, em parceria com a SPM - Secretaria de Políticas para as Mulheres, irá promover no dia 26 de março, no Circo Voador, o evento cultural Hip Hop Pela Não Violência Contra as Mulheres. Aproveitando as comemorações do Mês da Mulher, o evento traz à tona a discussão da violência de gênero, através de duas grandes atividades: um show de divulgação do CD "Mulheres do Hip Hop Pelo Fim da Violência Contra a Mulher", com a participação de rappers rappers de vários estados brasileiros e o lançamento do DVD do projeto Feminism: Speak Up!
O projeto Hip Hop Pela Não Violência Contra as Mulheres é uma das mais importantes atividades que o Núcleo de Juventude do CEMINA tem promovido para alertar a sociedade, em especial aos jovens, sobre este tipo de violência. Seu objetivo é introduzir no universo da cultura Hip Hop a perspectiva de gênero, a reflexão e a compreensão dos fatores que reforçam a perpetuação da violência contra a mulher. O que se quer é aproveitar o potencial questionador desta cultura e do público jovem para colocar em pauta este tema.
O CD "Mulheres do Hip Hop Pelo Fim da Violência Contra a Mulher" é resultado de uma oficina realizada com quarenta comunicadoras de rádio e MC's das cinco regiões brasileiras sobre questões relacionadas à violência contra as mulheres. No evento, as rappers participantes do projeto irão apresentar essas canções.
Landscaping, parte do projeto Feminism: Speak Up!, é um documentário de autoria de Valentina Homem, Angela Collet e Ricardo D'Aguiar, filmado na Índia, Holanda e Brasil. Landscaping tenta esclarecer um pouco o que é afinal o feminismo, através da vida, trabalho e reflexão de quatro feministas - três mulheres e um homem. O documentário já foi exibido em festivais internacionais e será visto pela primeira vez no Rio de Janeiro.
Programação:
21h - Exibição do documentário Feminism: Speak Up!
22h - Show de lançamento do CD " Mulheres do Hip Hop Pelo Fim da Violência Contra a Mulher"
êah, sinceridade na luta.
Conheci Thaís em 2005 no Hutuz, fui particapar do evento com o Afrogueto.
Boa sorte.
FAYAKA !!!
O pessoal do Overmundo discute a violência no Rio de Janeiro o tempo todo, mas ainda não deu nenhum palpite aqui. Será que a violência contra as mulheres não está incluída na grande luta que é parar com o sangramento e o aniquilamento injusto de vidas humanas?
Fanny · Rio de Janeiro, RJ 22/3/2007 12:25
Obrigado pelos comentários!
Precisamos de todos/as lpresentes lá nesta segunda feira.
Vamos dar visibilidade este tema.
Mais informações sobre este projeto no
site www.hiphopsemviolencia.org.br
Obrigado,
Fábio ACM (REDEH)
eu estive lá, peguei o cd e assisti o show.
nota 10 pros dois.
é o rap em movimento.
Valeu João.
Vamos dar sequencia a esta atividade com
a participação dos homens na discussão sobre
gênero e masculinidades.
Tâmo junto nos corres.
Abraço, ACM
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!