I Encontro de Cultura Livre

de 11/7 a 16/7 · Mariana, MG
1
Cultura livre · Ouro Preto, MG
8/7/2011 · 0 · 0
 

O I Encontro de Cultura Livre (ECL) nasceu, entre outras motivações, da necessidade de trazer o debate sobre a cultura livre de forma mais efetiva para a comunidade na qual a Universidade Federal de Ouro Preto está inserida. Ele acontece de 11 a 16 de julho no Fórum das Artes em meio à programação do tradicional Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2011, com o tema “A cultura livre hoje”.

O Encontro reúne uma programação extensa com oficinas, painéis, debates, mostras, programação artística variada e foi idealizado pela UFOP em parceria com o Circuito Fora do Eixo. Ele terá suas atividades concentradas em Mariana, principalmente no Centro de Convenções (painéis e debates) e nas dependências do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Outro aspecto importante da realização do ECL é que as questões envoltas na denominação geral cultura livre, embora façam parte de discussões de grande relevância e em alta temperatura nesse momento, ainda compõem um panorama de muito desconhecimento, equívocos e falta de informação de qualidade ao redor do tema. É importante ainda hoje trazer as bases e questões fundamentais desse debate, seu estado atual, seu significado para a sociedade brasileira e para toda a humanidade hoje.

Ciclo de debates - pesquisadores e ativistas da Cultura Livre

Entre 14 e 16 de julho, o Centro de Convenções de Mariana recebe ativistas, pesquisadores, profissionais e realizadores da área da Cultura Livre. Da definição de cultura livre às suas práticas cotidianas, passando pelos aspectos legais, o ciclo tem como objetivo possibilitar discussões sobre a cultura livre e suas manifestações atuais. As inscrições podem ser feitas aqui

Para dar contexto à discussão, a programação será aberta na quinta, 14/07, por um debate sobre o que é cultura livre. O professor da UFABC Sérgio Amadeu da Silveira e o ativista do Softwarelivre.org Marcelo Branco conversam sob a mediação de Camila Cortielha, do Circuito Fora do Eixo. Sérgio Amadeu da Silveira é doutor em ciência política pela USP, ativista da liberdade em rede e membro da comunidade de software livre, organizador do livro Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração. Marcelo Branco é profissional da área de TI, coordenou a inserção em redes sociais da campanha da então candidata à presidência Dilma Rousseff.

Na sexta, 15/07, o presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), Talles Lopes, e o professor do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) Eduardo Magrani debatem compartilhamento de arquivos e direitos autorais. A mediação é de Leonardo Barbosa, do Pcult. Formado em Ciências Sociais, Talles Lopes se envolveu com cultura livre desde a universidade. Eduardo Magrani é advogado com passagem pela Petrobrás e pesquisador do CTS/FGV.

Para encerrar, sábado, 16/07, a diretora da ECO/UFRJ, Ivana Bentes, conversa com o representante do Ministério da Cultura César Piva e os membros do Fora do Eixo Rafael Rolim e Pablo Capilé sobre práticas e expressões da cultura livre: midialivrismo. A mediação é da professora do curso de Jornalismo da UFOP Joana Ziller. Ivana Bentes coordena o projeto Pontão da Eco, pesquisa as periferias globais e é ativista da cultura livre. César Piva é coordenador do programa Cultura Viva, do MinC, e realizador da área de audiovisual.Rafael Rolim e Pablo Capilé fazem parte da articulação nacional do Coletivo Fora do Eixo.

Os debates acontecem às 19h (quinta e sexta) e às 14h, no sábado, no Centro de Convenções de Mariana.

onde fica
Centro de Convenções de Mariana, MG
quando ir
11/7/2011 a 16/7/2011
quanto custa
Gratuito
website
http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2011/culturalivre/
contato
encontrodeculturalivre@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados