II Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura

de 23/10 a 26/10 · Blumenau, SC
Divulgação / Todos os direitos reservados.
Mostrando avanços, a academia encontra a linguagem através da ciência.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
25/8/2007 · 87 · 3
 

Numa iniciativa do Núcleo de Estudos Lingüísticos da Universidade Regional de Blumenau, está marcado: o II Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura acontecerá dos dias 23 a 26 de outubro de 2007.

Num diálogo entre ciências e cientistas, por assim dizer, o Encontro propõe o diálogo entre profissionais e alunos das áreas de Lingüística, Literatura e Educação. O encontro tem por objetivo intercomunicar alunos, professores, pesquisadores da área de atuação do curso de Letras, bem como incentivar o desenvolvimento de pesquisas e a elaboração de material didático.

A submissão de trabalhos acadêmicos já está aberta e vai até o dia 31 de agosto. Podem participar alunos e professores com trabalhos de pesquisa e extensão que já tenham concluído ou estejam na fase de término dos projetos.

Para os quatro dias, a programação contará com a presença dos professores Dr. Marco Antonio de Mello Castelli, Dra. Sílvia Coneglian, Ms. Maristela Pereira Fritzen e
Dra. Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig. O professor Casteli abre a primeira noite do Encontro com uma palestra, enquanto as professoras o fecham com uma mesa redonda.

Nos dois dias intermediários do Encontro (24 e 25/10), acontece a socialização dos trabalhos enviados por pesquisadores. Esses trabalhos, que serão previamente analisados por uma comissão técnico-científica, serão posteriormente publicados como literatura científica da área da linguagem em CD (com ISBN) e distribuídos entre os participantes do evento.

Mais do que importante para a comunicação entre alunos e profissionais das áreas de Educação e Linguagem, o II Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura traz novamente a Blumenau a seriedade necessária para se lidar com Língua Portuguesa – cientificamente – no âmbito acadêmico.

Talvez essa seja a prova irrefutável para provar que cursos de Letras servem para alguma coisa. É bem verdade que existe o mito da inanição, mas sob a batuta da professora Bethânia Coswig Zitzke, coordenadora do NEL, prova-se o contrário: há muito o que se pesquisar – e é fundamental que sejam trocadas informações sobre a Língua Portuguesa e suas linguagens literárias.



onde fica
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
Rua Antônio da Veiga, s/n - Bairro Victor Konder
Blumenau - SC
quando ir
23/10/2007 a 26/10/2007
quanto custa
As inscrições estarão abertas de 10/09/2007 a 10/10/2007 e devem ser feitas no próprio Núcleo de Estudos da Linguagem (NEL) no Bloco I - Sala 201 da FURB.

R$15,00 para o público interno (acadêmicos e professores da FURB)

R$20,00 para o público geral.

website
www.furb.br/nel
contato
nel@furb.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Levi Orlando
 

Olá, Labes:
É incrível o trabalho de divulgação que vc faz da cultura e dos eventos culturais de Blumenau e região. Parabéns.
A propósito: como anda o Teatro Carlos Gomes ?
Um abraço.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 25/8/2007 00:36
sua opinião: subir
Labes, Marcelo
 

Levi, o TCG, no que diz respeito à sua teatralidade, vai muito bem. Recentemente, quando escrevi sobre o Festival Universitário de Teatro, tive problemas com eles. Vou te passar o link, depois a gente conversa.

É este aqui!

Obrigado por passar por aqui. Na verdade, Levi, o problema é que escrevo sobre o Vale para - por enquanto - pessoas de fora dele. Espero que isso mude, de verdade.

Grande abraço.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 25/8/2007 13:05
sua opinião: subir
Levi Orlando
 

Labes:
Acessei o linck e li a matéria, bem feita e oportuna, pelo descaso com que a Cultura é muitas vêzes tratada no Brasil, quando não é apropriada por interêsses particulares ou de grupos.
Porto Alegre, nesse ponto, pode se considerar privilegiada por ter ativistas culturais preocupados com a superação destas adversidades (ressalvadas as excessões de praxe), e um público, de modo geral, igualmente interessado na democratização da cultura, que resulta numa oferta bastante interessante de produtos e eventos culturais, e com um relativo acesso.
Quando estive em Blumenau conheci o Jardim, que coordenava o Teatro Carlos Gomes, mas desconhecia esse caráter privado de gestão do teatro.
Diante desse quadro, teu trabalho se reveste de uma importância ainda maior.
Um abraço.

Levi Orlando · Porto Alegre, RS 25/8/2007 14:25
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados