Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

II Mostra Produção Independente TRANSBORDA

de 20/8 a 15/9 · Vitória, ES
cartaz
1
Ana Murta · Vitória, ES
1/9/2006 · 30 · 0
 


Estão abertas as Inscrições para a II Mostra Produção Independente – TRANSBORDA, cujo objetivo é exibir um panorama do audiovisual capixaba, com destaque para a produção dos filmes de bordas.

O conceito de bordas vem romper com os cânones clássicos do cinema, para destacar a produção audiovisual espontânea, trivial e popular. Os filmes de borda aproveitam e atualizam conteúdos, como também se apropriam da narrativa de outros meios de expressão populares, como revistas em quadrinhos, fotonovela, música brega entre outros.

A produção em bordas não está presa a determinada época. Ela perpassa a produção de vários tempos, já o filme que pode ser considerado de borda hoje pode não ser mais amanhã. Serão trazidas à tona as produções que ficaram meio esquecidas por que não se adequaram aos “papos cabeças” dos espaços tradicionais. A idéia é colocar o público para chacoalhar nas cadeiras do cinema, reaproximando a produção audiovisual do espetáculo popular.

A MOSTRA acontecerá entre os dias 3 e 7 de outubro no Cine Metrópolis, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo. Serão cinco dias de debates, mesas-rendondas, mercado cultural e muitos, muitos filmes.

Durante os dias da MOSTRA Bernadette Lyra realizará uma oficina sobre os filmes e borda, utilizando o conceito para pensar a produção local e nacional. Grupos de audiovisual de várias regiões do país serão convidados pela curadoria da mostra para integrar o panorama da produção independente que passeia pelas bordas do cinema nacional contemporâneo. Também alguns representantes veteranos do cinema nacional de borda marcarão presença durante a Mostra.

Os trabalhos capixabas selecionados participarão da Mostra Competitiva e os trabalhos de outros estados que se afinem com o objetivo da MOSTRA serão convidados pela Comissão Organizadora da Mostra, mas não concorrerão aos prêmios.

PARTICIPAÇÃO:
Poderão ser inscritos os trabalhos audiovisuais realizados no Estado do Espírito Santo de qualquer gênero ou formato, não importando a data de realização nem a sua duração, desde que nao tenham sido selecionados na I Mostra Produção Independente realizada em 2004.

PREMIAÇÃO:
Dois prêmios no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) concedidos pela comissão julgadora para o trabalho que melhor se encaixe no conceito da MOSTRA, e pelo trabalho mais votado pelo júri popular. Haverá, ainda, um prêmio concedido pelo Conselho Nacional de Cineclubistas, a ser escolhido pelo mesmo.

onde fica
As inscrições para a Mostra Competitiva deverão ser realizadas pelos concorrentes ou seus representantes no site da ABD&C/ES.

Após a realização da inscrição on line, deverá o concorrente ou seu representante encaminhar cópia do trabalho em DVD à sede da Associação Brasileira de Curtas-Metragista e Documentarista do Espírito Santo.

RUA MAJOR CLARINDO FUNDÃO, 156/ 202, PRAIA DO CANTO, VITÓRIA ? ES, CEP 29.055-110.

Os vídeos devem vir acompanhados da Ficha Técnica, Sinopse e fotos ou material gráfico, quando houver.
quando ir
20/8/2006 a 15/9/2006
website
www.abdcapixaba.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados