Imagens Marionetáveis, mostra de Yara Baungarten

de 06/10 a 05/11 · Porto Alegre, RS
Teatro de bonecos, fotografia e vídeo na nova alquimia de Yara Baungarten
1
dMart · Porto Alegre, RS
30/9/2010 · 2 · 0
 

A artista visual apresenta sua segunda exposição individual na galeria do Espaço Cultural ESPM (Guilherme Schell, 268), de 06/10 a 05/11, em Porto Alegre.

“Imagens Marionetáveis” trata de manipulação. Em um mundo cada vez mais midiatizado e interconectado, Yara Baungarten investiga as possibilidades de interação entre a imagem - estática e em movimento - e o teatro de bonecos. O resultado é que artista acaba por “marionetar imagens”.

“A hibridação das linguagens permite marionetar fotografias e vídeos digitais, criando personagens com os quais desenvolvo atos de manipulação. Deste processo, resultam animações videográficas, takes fotográficos e storyboardsque são um esboço quadro
a quadro de cada manipulação”, explica Yara Baungarten.

Em sua primeira mostra individual - a série de monotipias “Quadrado do Espírito” (2008) - a artista se inspirou nos alquimistas do século XVI, como as obras geométricas do teólogo e filósofo Giordano Bruno. Agora, a alquimia ocorre no próprio trabalho: nas reações que acontecem entre as linguagens do vídeo, da fotografia e das artes cênicas.

Conforme afirma a artista: “É uma fotografia. Um boneco. É um teatro de bonecos. E é ainda uma fotografia. E agora é o movimento de uma fotografia. É um vídeo. Transita entre a prática fotográfica, as técnicas de manipulação, a interação teatral das formas animadas e a videoarte. Conta uma história. É uma ficção.”

O projeto teve início em 2000, quando Yara realizou coberturas fotográficas em festivais de teatro de bonecos no Brasil. Em 2007, este material serviu como ponto de partida para novas experimentações em uma especialização em Poéticas Visuais.

A exposição “Imagens Marionetáveis” reúne fotografias, storyboards e diversos vídeos. Estão lá a trilogia videográfica “Articulações Ficcionais para um Teatro Fotográfico de Bonecos” trabalho dividido em três atos: “Ça Valait La Peine”, “A Bailarina” e “So Tired” além de “Esforço”, “Perdido”, “Andando” e “Bailando”.

SobreYara Baungarten

É fotógrafa, jornalista e artista visual, especialista em Poéticas Visuais (Feevale). Realizou a primeira exposição individual “Quadrado do Espírito” na Câmara Municipal de Porto Alegre, em 2008. Participou de mostras coletivas na Fundação Ecarta, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo e na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro, além de participar do 18º Salão de Artes Visuais da Câmara. Em 2009, Yara Baungarten recebeu o Prêmio Artistas Gaúchos na categoria Fotografia e Cinema. É editora e produtora executiva em televisão (TVE). Desenvolve projetos na Imagina Conteúdo Criativo, empresa de criação, consultoria e produção em arte e comunicação.

onde fica
Galeria do Espaço Cultural ESPM, piso superior, na rua Guilherme Schell, 268, em Porto Alegre, RS
quando ir
06/10/2010 a 05/11/2010, às 19:00h
quanto custa
Entrada franca
website
www.imaginaconteudo.wordpress.com
contato
imagina.conteudo@terra.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados