Impromptu é um encontro sonoro, que nasce na interlocução entre sapateadores e músicos, tendo como meio e motivo a improvisação. Impromptu, improviso em latim, se refere à idéia original do sapateado: inÃcio do século XX, negros, imigrantes, night clubs, música, boemia, surgimento do Jazz music. Nesse perÃodo, o sapateado interagia com os músicos da banda, compondo como parte da sonoridade do Jazz, atuando basicamente a partir do improviso: percussão em interação com os demais instrumentos, aproximando-se da idéia de uma Jam session.
O espetáculo Impromptu é composto por três sapateadores, um trompetista e um pianista que irão interagir, num tempo previsto de 50 minutos, a partir de uma estrutura inicial. Essa estrutura será o fio condutor para que pensamentos sonoros e de movimento sejam compartilhados, criados, modificados, percorrendo uma linha cênica que compõe com solos, duos, trios, quartetos e quinteto.
Impromptu é aberto, cambiante e sempre pulsante, mesmo na pausa. Os entres são ainda, e mesmo o silêncio percute. A platéia permanece com a sensação da batida; ora métrica, ora quebrada, mas sempre melódica. Escolhas são feitas aos olhos do público. A construção e a busca por novas sonoridades são os assuntos; a ordem é testar, e o risco vem no pacote.
“Um mÃnimo de ordem admissÃvel e um máximo de desordemâ€. Umberto Eco assim definiu as “obras informaisâ€. Em contato com o aberto, os artistas são instigados a repensarem continuamente suas escolhas artÃsticas, atualizando-as no momento da execução. O Impromptu cola com a filosofia do Jazz. Aqui, o fazer significa assumir um risco - o risco de se confrontar com o silêncio e preenchê-lo com um discurso inédito e próprio, o risco de ser um "compositor instantâneo", como definiu Charles Mingus.
A cada dia, um convidado especial entra em cena para trocar e dar sua contribuição sonora. Um saxofonista, um dançarino, um MC e uma performer irão compartilhar com o núcleo do espetáculo o gosto pelo improviso, num contato marcado pelo pensamento musical.
Participações Especiais:
17/04 – Antônio Saraiva
18/04 – Frederico Paredes
24/04 – Cristiano DubMaster
25/04 – Flávia Costa
Ficha Técnica
Concepção e Idealização: Priscila Maia
Direção: Boris Hennion
Sapateadores: Priscila Maia, Otávio Zobaran e Isabela Gutman
Músicos: Pedrão Selector – Trumpete, Heberth Souza – Piano
Produção: Mayalu Matos
Design Gráfico: Felipe Paranaguá
Iluminação: Chayanna Ferreira
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