Inovação e tecnologia: Digital Open recebe inscrições até 15/08

de 03/8 a 15/8 · Rio de Janeiro, RJ
1
Oona Castro · Rio de Janeiro, RJ
3/8/2009 · 12 · 2
 

Enquanto debatemos o futuro da mídia na era digital, com análises, projeções e observação (e precisamos mesmo fazer isso!) jovens de todo o mundo produzem conteúdo, inovam em tecnologia e protagonizam projetos, criando o futuro pelo presente constante.

Conheço centenas de projetos voltados à participação de adolescentes na cultura digital, em geral com o objetivo de 'incluí-los', 'formá-los', 'engajá-los', 'conscientizá-los'. Seria bastante presunçoso menosprezar a importância dessas iniciativas e ignorar que muitas delas possibilitam acesso a conhecimentos, a redes e a oportunidades que não batem todo dia em nossa porta.

No afã de pensar projetos bacanas para a juventude, acabamos muitas vezes não conhecendo quem está inovando de maneira autônoma - por exemplo, desenvolvendo código antes dos 10 anos de idade (para a maior parte da minha geração, isso é simplesmente impensável - o máximo que tínhamos era acesso a telas verdes de computador em que manipulávamos alguns joguinhos).

Para muitos adolescentes hoje, certas habilidades são intuitivas e certos 'trabalhos', diversão. Poderia chamar de "meta-atividades"? Fazem, da criação de um jogo, um jogo em si, uma brincadeira. Desenvolvem um código para conhecer outros. Usam recursos multimidia pra fazer arte multimidia.

As produções são livre e abertas - e quem disse que só o monopólio de exploração da obra estimula a inovação? Essas iniciativas independem dos tradicionais regimes de propriedade intelectual. Arriscando um palpite, muito possivelmente essa lógica de mercado nem faz sentido para a maioria desses garotos e garotas.

O projeto Digital Open é uma iniciativa do Institute for the Future e vai premiar iniciativas, realizadas por jovens de até 17 anos, abertas ou livres e que inovem no uso de tecnologias. As inscrições vão até dia 15/08.

Os prêmios vão de tocadores de MP3 a laptops - e somam 15 mil dólares. Mas, independentemente deles, o bacana é participar da comunidade é entrar em contato com tantos outros jovens inovadores de todo o mundo.

Veja a lista de projetos já inscritos.

Nenhum projeto brasileiro figura ainda na lista. Estou aqui justamente pra fazer um chamado à inscrição de projetos nacionais. Adolescentes, pais de adolescentes, pessoal que passou pelo Hackerteen, a galera das comunidades brasileiras de Cosplay, a garotada que frequenta o Campus Party, e quem mais estiver inovando por aí, inscrevam-se, divulguem. Vamos propagar a notícia?

onde fica
Pessoas de qualquer lugar do mundo (e do Brasil!) podem se inscrever
quando ir
03/8/2009 a 15/8/2009
website
http://digitalopen.org

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Felipe Saldanha
 

Fiquei sabendo do concurso por aqui e inscrevi o meu projeto.
Alguém mais do Brasil também está participando?

http://www.digitalopen.org/projects/projeto-jogo-limpo

Felipe Saldanha · Uberlândia, MG 16/8/2009 09:22
sua opinio: subir
Oona Castro
 

Oi Felipe
que legal que você se inscreveu!
Vamos torcer!
Acho que há outros no site sim. Mas não sei se concorrendo ao prêmio (projetos de maiores de idade não concorrem).
Boa sorte!

Oona Castro · Rio de Janeiro, RJ 26/8/2009 12:28
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados