Até 5 de novembro, estão abertas as inscrições para o edital do projeto “Agentes de Leitura do Ceará – Cultura e Inclusão Social” uma ação da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e Municípios selecionados. Neste segundo edital do projeto, a novidade é a duplicação do número de bolsas ofertadas para Agentes de Leitura, além do lançamento de uma nova função: Agente de Leitura Articulador. “O edital de 2006 oferecia 175 bolsas somente para Agentes de Leitura, esse ano temos 390 bolsas, sendo 350 para Agentes de Leitura e 40 para Agentes de Leitura Articuladores, que atuarão como co-coordenadores das atividades de 10 (dez) Agentes de Leitura”, informa Geórgia Zaranza, coordenadora executiva e pedagógica do projeto.
O objetivo geral do projeto “Agentes de Leitura” é a democratização do acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores em nosso Estado. Os Agentes selecionados passarão por intercâmbio prático com os mediadores de leitura atuais, cursos de Formação Básica (Sensibilização à Pedagogia da Leitura, Dinamização de Acervo Bibliográfico, Formação para Cidadania, Consciência Corporal e Gestão e Planejamento) e Continuada (Literatura e Vida: abraços e conversas de mundos), que ocorrerão periodicamente. Os Agentes selecionados e capacitados receberão mensalmente uma bolsa complementar de renda no valor de R$ 350,00 durante um ano, que é o tempo de vigência do projeto, além de uma bicicleta, uma mochila e um acervo literário de 200 livros por agente, para que possam realizar os atendimentos domiciliares com empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias e ações leitoras junto às famílias de suas comunidades. “Cada Agente deverá atender a 25 famílias. Para a realização das atividades serão distribuídos 62.480 livros no total”, enfatiza Geórgia Zaranza.
O raio de atuação do projeto inclui municípios cearenses e bairros de Fortaleza com baixo Índice de Desenvolvimento Municipal e Humano (IDM e IDH). Em Fortaleza, são os bairros: Curió, Dunas, Pedras, Siqueira, Genibaú, Granja Portugal, Mondumbim, Moura Brasil, Paupina e Vicente Pinzón. No Ceará, as seguintes cidades: Assaré, Jardim, Salitre e Nova Olinda na Região do Cariri; Capistrano, Ocara, Mulungu e Itapiúna no Maciço de Baturité; Saboeiro, Lavras da Mangabeira, Catarina e Cariús no Centro Sul / Vale do Salgado; Pedra Branca, Choró, Itatira e Ibaretama no Sertão Central; Tejuçuoca e Apuiarés, Jijoca de Jericoacoara e Amontada no Litoral Oeste; Arneiroz, Aiuaba, Novo Oriente e Ararendá no Inhamuns; Meruoca, Alcântaras, Reriutaba e Mucambo no Vale do Acaraú/Ibiapaba; Ererê e Potiretama no Vale do Jaguaribe.
Para se inscrever no Edital do projeto “Agentes de Leitura do Ceará”, os interessados devem obedecer aos seguintes critérios: ter idade mínima de 18 anos, comprovar o seu registro ou de sua família no Cadastro Único do Governo Federal (Número de Indicador Social – NIS), haver concluído o Ensino Médio até a data de inscrição, comprovar experiência e participação em Atividades Comunitárias e ter residência fixa em algum dos locais de atuação do projeto.
Confira o projeto:
Em agosto deste ano, o projeto “Agentes de Leitura do Ceará – Cultura e Inclusão Social” completou um ano de ação e para comemorar este aniversário os agentes de leitura de Fortaleza atuam nos Reinos da Leitura, onde são realizadas leituras compartilhadas. Já nos municípios do interior do Ceará, as ações voltaram-se para os presídios e hospitais. Essa programação especial está acontecendo todos os sábados na Biblioteca Pública Gov. Menezes Pimentel, todos os domingos no Centro Cultural do Banco do Nordeste e no dia 17 de cada mês no TJA.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!