Ivana Menna Barreto estreia "Meio Sem Fim" no Rio

de 26/9 a 07/10 · Rio de Janeiro, RJ
Theo Dubeux
Lila Greene, Ivana Menna Barreto, Flora Mariah, Cláudia Müller e André Masseno
1
Mônica Riani · Rio de Janeiro, RJ
23/9/2014 · 0 · 0
 

Desdobramento do solo "Sem o que você não pode viver?" – quando compôs movimentos a partir da resposta de 45 entrevistados brasileiros e estrangeiros para a pergunta-título – a bailarina e pesquisadora em dança Ivana Menna Barreto estreia dia 26 de setembro, às 19h15, no Teatro Municipal Maria Clara Machado, na Gávea, o projeto "Meio Sem Fim", que traz ao público performances de cinco artistas da dança, apresentação de documentário do videomaker Theo Dubeux, além de debates com os estudiosos Ana Kiffer e Jefferson Miranda. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.

Homônimo ao título do projeto, o solo de Ivana Menna Barreto é a matriz para que os coreógrafos André Masseno, Cláudia Müller, Flora Mariah e Lila Greene (americana radicada na França) reinterpretem os gestos em seus próprios solos. O documentário assinado por Theo Dubeux mostra recortes da pesquisa realizada por Ivana. Dia 29 de setembro, às 18h, a professora da PUC Ana Kiffer aborda o tema “Escritas do Corpo”; dia 03 de outubro é a vez do artista e pesquisador Jefferson Miranda falar sobre “Uma biografia experimentada”.

“A proposta coreográfica insiste na exploração de um material de gestos, suas bifurcações, as intervenções de outros colaboradores, suas leituras e releituras sobre uma mesma situação, como uma longa conversa que não tem fim”, destaca Ivana. “Das intervenções e conversas com o público após as apresentações do solo 'Sem o que você não pode viver?', veio o desejo de aprofundar alguns momentos. 'Meio Sem Fim' surgiu de uma residência de criação em Paris entre janeiro e março de 2013, quando pude reencontrar Lila Greene, minha ex-professora”, pontua.

Em Paris, a pesquisa foi contemplada pelo Programa de Residências Institut Français/Cité Internationale des Arts, com apoio do Centre National de la Danse (CND). Criou-se uma paisagem de gestos distintos do solo inicial, buscando uma intensificação dos estados corporais. O resultado da residência foi apresentado ao público em março de 2013 no studio May B, no Micadanses, Paris. Para finalizar o trabalho, Lila Greene veio ao Rio de Janeiro fazer apresentações do duo com Ivana, em formato ainda em processo, em outubro de 2013.

onde fica
Teatro Municipal Maria Clara Machado - Av. Padre Leonel Franca, 240. Tel. 21 2274-7722
quando ir
26/9/2014 a 07/10/2014, às 19:15h
quanto custa
R$ 20 e R$ 10
contato
monicariani@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados