Índio combina com Porto Alegre? Em uma cidade que é constantemente apontada como de “ar europeu”, a resposta mais óbvia seria não. Mas aqui tem índio, sim. E eles dividem o espaço com mais de um milhão de pessoas na capital gaúcha. O povo Kaingang veio do interior e se instalou no bairro Lomba do Pinheiro, numa aldeia urbana. E a fotógrafa Isabella Carnevale conviveu durante três anos com as 23 famílias que constituem essa aldeia.
Daí saiu o material para a instalação fotográfica Kaingang – índios no urbano... um novo horizonte, aberta a visitações até o dia 23 de abril, das 9h às 21h. Ela é composta por 15 imagens de 50 cm x 75 cm, peças do artesanato kaingang produzidas especialmente para o cenário da exposição e ambientação sonora com cânticos e falas indígenas, além da publicação de 1,5 mil catálogos bilíngües (Kaingang e português), distribuídos gratuitamente aos visitantes da mostra.
É uma oportunidade interessante pra quem quer saber como vivem muitos índios na capital do Rio Grande do Sul, cercados pela modernidade, mas mantendo a sua cultura e as suas crenças.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!