Kleber Cianni expõe no Museu da República

de 06/6 a 07/7 · Brasília, DF
1
Objeto Sim · Brasília, DF
22/5/2017 · 0 · 0
 

NORMOSE
GALERIA 2 DO MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA, DE 6 DE JUNHO A 02 DE JULHO. ENTRADA FRANCA.

Artista Kleber Cianni faz primeira individual em Brasília

*A mostra apresenta 13 trabalhos confeccionados com a técnica do stencil

*Madeiras usadas como suporte são recolhidas pelo artista no litoral de Florianópolis

*Artista foi selecionado para o Stencil Art Prize, de Sydney, na Austrália

O início de tudo pode remeter aos grandes clássicos: um artista retira do mar pedaços de madeira que o tempo se encarregou de moldar. Refugos de barcos ou outro objeto qualquer, fragmentos de histórias que ficam impressas em buracos, pregos enferrujados, lascas de madeira. O artista recolhe o material descartado por alguém e recusado pelas águas e o transforma em obra de arte. Este é o princípio do trabalho do artista Kleber Cianni, brasiliense radicado em Florianópolis que faz, de 6 de junho a 2 de julho de 2017, sua primeira individual em Brasília. A exposição NORMOSE poderá ser vista na Galeria 2 do Museu Nacional da República, de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca.

Sob a curadoria de Wagner Barja, diretor do Museu Nacional da República, foram reunidos 13 trabalhos, compostos de 44 peças, nos quais o artista apresenta três personagens que são a expressão da Normose: A Vaca, O Barba e O Pontifex. São figuras representadas na técnica do stencil sobre madeira.

Segundo o filósofo Jean-Yves Leloup e o psicólogo Pierre Weill, ambos franceses e muito atuantes no Brasil, NORMOSE é ‘a patologia da normalidade, que nos impede de ser quem somos’ ou então ‘são comportamentos normais de uma sociedade que causam sofrimento e morte’. O que o artista deseja é denunciar olhos adestrados, acostumados a ver absurdos sem nada fazer.

E partindo desse princípio, Kleber Cianni desafia a si mesmo, escolhendo superfícies irregulares para trabalhar com a técnica do stencil. Esta originalidade e a qualidade das obras levaram o artista a ser selecionado para o STENCIL ART PRIZE, em Sydney, na Austrália, em 2015, considerado o mais importante evento de stencil do mundo, onde está agora um trabalho de Kleber – Lenha.

A EXPOSIÇÃO

“Meu trabalho começa quando encontro o que ninguém mais quer, aquilo que é descartado. Uma madeira que o mar traz com buracos, pregos enferrujados, por exemplo, aos meus olhos são peças lindas, porque carregam histórias antigas e preciosas. Nas suas imperfeições me reconheço imperfeito. Com as minhas mãos vou lapidando as camadas que revelam seus segredos. E nesse diálogo silencioso e sensorial se dá o milagre da troca: somos um. A partir daí, as imagens aparecem. Este é só o começo”.
Kleber Cianni

As obras que integram NORMOSE são compostas na técnica do stencil, com a proposta ousada de atuar sobre superfícies irregulares – em geral, o stencil é usado sobre paredes e outros planos lisos. As madeiras e demais materiais que o artista utiliza são encontrados no mar, o que confere à arte de Kleber Cianni um caráter de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, além de ser um canal de denúncia da poluição e da cultura do descartável.

Com NORMOSE, Kleber Cianni quer lutar contra a mesmice e a repetição como condição ideal de vida. Diz o artista: “Um dos sintomas desta patologia é o olhar anestesiado, sem brilho, incapaz de enxergar o que vê, que habita um corpo apático, com ações previsíveis e pensamentos padronizados. Seres que temem a própria grandeza”.

onde fica
Museu da República - Brasília
quando ir
06/6/2017 a 07/7/2017
quanto custa
Entrada franca
website
www.objetosim.com.br
contato
Carmem Moretzsohn

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados