KLEZMORIM NA SOCIEDADE PORTUGUESA

09/5 · Curitiba, PR
Divulgação
GRUPO KLEZMORIM
1
Tatyane Ravedutti · Curitiba, PR
29/4/2010 · 1 · 1
 

KLEZMORIM NA SOCIEDADE PORTUGUESA

Dia 8 de maio, Sábado, o grupo apresenta seu repertório

de música Klezmer num show singular e eclético





Melodias que ativam a mente, o corpo e a alma. Canções que remetem os ouvintes às épocas mais antigas da História. São estas as sensações que o público poderá experimentar no show do Klezmorim, dia 8 de maio, Sábado, na Sociedade Portuguesa. O grupo, criado recentemente em Curitiba, mostrará a diversidade cultural e a alegria contagiante do Klezmer - gênero musical tão pouco conhecido no Brasil, mas que na verdade influencia vários estilos musicais em todo mundo.

A palavra Klezmer vem do hebraico e faz referência a um gênero musical não-litúrgico judaico da Idade Média. São canções de judeus do Leste Europeu, sendo que a língua é o iídiche (dialeto com base no alemão) que nem os próprios músicos dominavam. Definindo a si mesmo, a princípio o Klezmer designava apenas os instrumentos musicais, sendo posteriormente estendido aos próprios músicos - estes vistos com pouco apreço, pois em geral não sabiam ler música e portanto, tocavam melodias de ouvido. Porém, essa definição um tanto vaga, não expressa essa música vinda de tão longe: longe no tempo e no espaço, que fascina e comove pessoas.

Uma verdadeira aula de História – judeus nômades do Leste Europeu absorveram a cultura local e com forte influência cigana, árabe, espanhola, grega, turca e de tantos outros povos, constituíram no Klezmer um sincretismo mágico, que funde em si estruturas melódica, rítmica e expressiva, trazendo, de diferentes áreas geográficas e culturais, uma música que mexe com a alma e incita a dançar!

É essa profunda pesquisa musical que o Klezmorim apresentará no dia 08 de maio na Sociedade Portuguesa. Sua formação é bem característica do Klezmer - multi-instrumental: Marcelo Oliveira begin_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting na clarineta; Levy de Castro na tuba; Ivan Wolkof na percussão; Marco Farracha na bateria; Lucio Lowen no violão; Rodrigo Oliveira no teclado; Hudsson Muller no sax e trumpete, e Julio Coelho no violino. Músicos com tantas e diferentes experiências, tanto na área de música erudita quanto popular, fazem do Klezmorim um riquíssimo trabalho de estudo deste gênero que exprime o sentimento de um povo: suas aflições, sua êxtase, sua existência, sua crença.

Vale a pena conferir! Klezmorim dia 08 de maio, Sábado, a partir das 21hs, na Sociedade Portuguesa- Rua Pedro Ivo, nº 462, Centro. A entrada é R$ 15,00 e a festa ainda terá a participação do DJ Ivanovick discotecando set list especial Balkan Beats. Informações: 9138-8698/ 8446-2035



http://www.youtube.com/watch?v=dSgBOQgpyD4&feature=related

onde fica
Sociedade Portuguesa,
Rua Pedro Ivo, nº 462,
Centro.
quando ir
09/5/2010, às 21:00h
quanto custa
R$ 15,00
website
www.klezmorimcwb.wordpress.com
contato
Tatyane ravedutti - 41 -8446-2035

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Lucas de Meira .
 

olha só quem achei!

Lucas de Meira . · São José dos Pinhais, PR 25/5/2010 19:49
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados