O Laboratório de Cartografias Insurgentes é um encontro para a produção de mapas polÃticos que reunirá movimentos contra as remoções e despejos que vêm sendo acontecendo na cidade do Rio de Janeiro. Tais remoções e despejos têm ocorrido na esteira da "reorganização" da cidade visando os megaeventos que acontecem nos próximos anos (e os que já ocorrem) e a emergência de uma nova forma de governança global das cidades.
No Laboratório, militantes, pesquisadores, ativistas, comunicadores, artistas e movimentos sociais se reunirão para imaginar e produzir mapas crÃticos e afetivos ligados à s práticas produtivas e à ocupação do espaço metropolitano.
O ocultamento das ações violentas e autoritárias na construção dos megaeventos esportivos como Copa do Mundo e OlimpÃadas deve ser trazido à tona. No encontro vamos abordar essa questão que é de extrema urgência para toda a população do Rio de Janeiro. O recurso à criação de mapas e a proposta de realização de cartografias junto aos movimentos de moradia urbana e das favelas nos ajuda a melhor contextualizar esses conflitos territoriais e se soma à s demais formas de resistência ao projeto dos megaeventos. A "cidade dos megaeventos" está sendo implementada sem nenhuma participação daqueles diretamente afetados pelas mudanças, sejam eles moradores das comunidades e bairros, produtores culturais ou movimentos sociais.
O encontro funciona como espaço de experimentações e debates que tratam das reconfigurações da cidade e das dinâmicas de resistência que lhe são correlatos, articulando-se como um laboratório em rede (Rio de Janeiro - Amazônia - América Latina) sobre polÃtica, estética e cultura.
Programação:
http://imotiro.org/sites/default/files/images/prelab.jpg
http://cartografiasinsurgentes.midiatatica.info/
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!