Lançamento do curta "A eterna maldição do cacique Serigy"

21/5 · Aracaju, SE
Anderson Bruno
" - Nessa terra nada há de vingar! "
1
lu almeida · Aracaju, SE
6/5/2009 · 27 · 4
 

O curta-metragem sobre lenda indígena sergipana mais famosa vai ser apresentado em sua primeira exibição pública, na quarta-feira, dia 20 de maio, às 19h30 no auditório da Sociedade Semear. Os realizadores Alessandro Santana, Bruno Monteiro e Mauro Luciano escreveram, produziram e filmaram um curta com duração de 14'59'', quatro meses de produção e orçamento de pouco mais de R$ 30,00. Segundo Alessandro Santana “ é um filme eminentemente político que trata da formação do passado e da contemporaneidade da nossa terra de uma forma crítica e alegórica. É um filme político pela sua natureza”.

E se precariedade é uma característica do Brasil , a falta de recurso dá margem para criatividade. Com esse espírito, oito amigos se reuniram e fizeram “um filme humano, principalmente, ou até, no seu sarcasmo” como explica Mauro Luciano. Para Hernany Donato, interpretando Cristóvão (o homem-branco), existia uma vontade muito grande de fazer algo relacionado à produção cultural daqui do Estado. “Isso precisava remeter a um certo mal-estar coletivo. Precisávamos colocar em prática nossas idéias e bons devaneios. Eis que surge a figura insistente e lúcida do Cacique Serigy”, finaliza o ator.

Você confere a história completa entre o encontro do colonizador e a resistência do índio tupinambá na avant-première . Por hora, veja o trailer.

SINOPSE
Um homem em pleno contato com a natureza se vê ameaçado por uma estranha embarcação. Depois que ela aportou, nada mais foi paz no seu jardim das delícias. Um filme eletrizante que traz à tona a estória de um mito. O mito de uma tribo qualquer brasileira que se prostra diante do canto embriagante e conveniente de invasores. Muito embora imerso nesse contexto de inanição de desejos mais concretos, aflora nas brenhas deste solo as forças da natureza personificadas na figura densa do cacique Serigy, esbravejador de uma tradição contrária às tradições, esta ao mesmo tempo que se esmaga, camufla-se nas estruturas desgastadas de povos quaisquer às nossas vistas, no lugar sem dono, desértico em atitudes, só ele, o cacique para nos dar essa idéia.

FICHA TÉCNICA
Dados: Ficção, 14'59'' minutos, Colorido, Stereo.
Elenco: Andrezza Poconé (Cecília), Estranho (Cacique Serigy), Frederico Leão (Pajé Zus) e Hernany Donato (Cristóvão).
Roteiro e Direção: Alessandro Santana, Bruno Monteiro e Mauro Luciano.
Produção: Bruno Monteiro e Alessandro Santana.
Fotografia: Bruno Monteiro.
Still: Anderson Bruno.
Edição: Alessandro Santana.

onde fica
Sociedade Semear - Rua Vila Cristina, nº 148.
quando ir
21/5/2009, às 19:30h
quanto custa
Gratuito.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Henrique Teles
 

Henrique Teles · Aracaju, SE 4/5/2009 23:17
sua opinião: subir
Henrique Teles
 

Parabens pela idéia de discutir o assunto. É um tema essencialmente político e, certamente, encrustrado na cabeça de algumas gerações. Torço que com o filme comece a nossa auto-reflexão purgativa.
Coincidentemente, postei estes dias algo sobre o assunto no blog da Maria Scombona: http://blog.mariascombona.com.br/

Henrique Teles · Aracaju, SE 4/5/2009 23:24
sua opinião: subir
Tiago Araujo Melo
 

esse vou querer conferir de perto!

Tiago Araujo Melo · Aracaju, SE 7/5/2009 10:31
sua opinião: subir
lu almeida
 

Oi pessoal!
Não sei o que ocorre com site, mas ele modificou a data do evento rsss
O lançamento do curta-metragem continua sendo dia 20 de maio, quarta-feira.
Cheiro.

lu almeida · Aracaju, SE 18/5/2009 18:32
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

zoom
zoom
zoom
zoom
zoom
zoom

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados