Lançamento do Livro "Vozes da Democracia"

06/2 · Vitória, ES
1
Nair Rúbia · Brasília, DF
5/2/2007 · 45 · 5
 

Livro conta histórias da comunicação na redemocratização do Brasil


Vozes da Democracia, uma publicação do Intervozes, resgata experiências de resistência à ditadura militar pouco conhecidas no país. Lançamento em Vitória acontece no próximo dia 6 de fevereiro.

Não existe democracia sem comunicação democrática. Foi com base nessa reflexão que nasceu o livro Vozes da Democracia, que mostra o papel da comunicação no processo de resistência à ditadura militar e de redemocratização do Brasil. A publicação – uma obra do Intervozes publicada em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e licenciada pelo Creative Commons (o que permitirá, entre outros usos não comerciais, seu download pela Internet) –, resgata experiências pouco conhecidas no país. Fala do fortalecimento da comunicação comunitária, da volta da liberdade nas redações, da multiplicação de veículos de informação populares, alternativos e independentes. Também conta a história de iniciativas, movimentos e atores relacionados à construção de políticas democráticas de comunicação.

São 23 textos, pesquisados e escritos por 32 repórteres, de Porto Alegre ao Vale do Juruá, no Acre, que incluem depoimentos, entrevistas e relatos de ações de resistência coletados em todas as regióes do país – a grande maioria até hoje restritos ao espaço local de sua incidência histórica. Entre eles estão a história do “Coojornal”, de Porto Alegre; do jornal “Posição”, do Espírito Santo; da rádio “Papa Goiaba”, do Rio de Janeiro; do jornal “Fifó”, de Vitória da Conquista; do “Jornal da Cidade”, de Aracaju; da “Coojornal”, de Natal; do “Porantim”, de Brasília; do “Jornal Pessoal”, de Belém.

O livro traz ainda uma pesquisa de contextualização política e social
das lutas do período nos mais diversos estados das cinco regiões do
país, elaborada com a participação de nomes como Élson Faxina, Bernardo Kucinski, Sérgio de Souza Brasil, Vito Giannotti, Sérgio Gomes, Dom Paulo Evaristo Arns, José Marques de Melo, Gilberto Nascimento, Washington Novaes, Dom Luciano Mendes de Almeida, Regina Festa, Luiz Momesso, Albino Rubim e Lúcio Flávio Pinto. O prefácio é de Venício Artur de Lima.

“O resultado é uma publicação que, acreditamos, consegue lançar um olhar sobre o Brasil como um todo, com suas diferenças e contradições, especialmente quando o país busca, mais uma vez, compreender o significado deste período para o momento político que vivemos hoje”, avalia o jornalista Antonio Biondi, um dos editores do livro. “Dessas histórias, podemos apreender que não existe democracia se cada pessoa não puder exercer seu direito de se comunicar”, completa, destacando que a publicação deve servir não somente como material de reflexão, mas também de estímulo a novas iniciativas.

O lançamento em Vitória ocorre no dia 6 de fevereiro (terça-feira), às 19h30, no Armazém 5 do Porto de Vitória, e contará com a presença do jornalista Robson Moreira, um dos principais realizadores do jornal Posição, que circulou em Vitória, de 1976 a 1979, além de outros participantes e colaboradores. Robson vai falar um pouco sobre os bastidores da produção do jornal, com detalhes sobre a relação com a censura, com os movimentos sociais e com outros jornais locais.

O livro já foi lançado em São Paulo, Brasília e São Luiz.

onde fica
VITÓRIA - ES
Terça-feira, 6 de fevereiro, às 19h30
Armazém 5 do Porto de Vitória
quando ir
06/2/2007
quanto custa
ENTRADA GRATUITA

O livro será vendido a R$ 20,00
contato
Flávio Gonçalves - 27 8122-9976

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Ilhandarilha
 

Bacana, Rúbia. tentarei ir.

Ilhandarilha · Vitória, ES 2/2/2007 21:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Valeu, Rúbia! Vou ficar de olho para estar no lançamento no Rio ou a liberação do download.

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 4/2/2007 13:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
rogeriotomazjr
 

Esse povo de Vitória é pesado!! uhu!!
que vontade de estar aí... :)
abraço e beijo pra vcs tod@s!

rogeriotomazjr · Brasília, DF 5/2/2007 17:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Lenil
 

Cara Nair,
Fiquei sabendo do lançamento do livro “Vozes da Democracia” e gostaria de saber como faço para adquirir um exemplar.
Moro em Santarém do Pará e a carência de livrarias é muito grande, ou melhor ,dizendo não temos nada além do básico.
Preciso saber se a venda vai ser disponibilizada pela internet e como devo proceder.
Aguardo tua resposta.
Lenil Pinto

Lenil · Santarém, PA 14/2/2007 12:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nair Rúbia
 

Oi Lenil,
O livro pode ser baixado na integra no site: www.intervozes.com.br
Mas se preferir pode adquirir o livro mesmo. Pode me passar seu email para que possamos ver a melhor forma de fazer isso?
Abraços,
Nair

Nair Rúbia · Brasília, DF 14/2/2007 14:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados