LIAMES - exposição de arte contemporânea

de 06/7 a 15/9 · Viana, ES
Clara Sampaio
Convite
1
Coletivo.Colarta · Vitória, ES
24/6/2016 · 1 · 0
 

Galeria de Arte Casarão - Viana
06 de Julho a 15 de setembro de 2016
“Não se pode percorrer duas vezes o mesmo rio” esse aforismo de Heráclito de Éfeso define a mudança implacável do tempo, pois ao nadar novamente as águas serão outras, assim como aquele que nada não será o mesmo. Somos todos sujeitos ao tempo em um grande fluxo perene, no qual nada permanece a mesma coisa pois tudo se transforma e está em contínua mutação. A etimologia da palavra liame vem do latim "ligamen" do verbo "ligare", ou seja, vínculo, unir, atar, ligar. O título da mostra remete ao trabalho das artistas com as questões da casa e do tempo, seja o tempo passado, o tempo presente ou o tempo vindouro.
Cristhina Bastos e Kyria Oliveira trabalham a singularidade da matéria e da criação, mas se aproximam ao compartilhar da mesma poética, mesmo que formas diferentes. Cristhina trabalha a construção do casulo, e muitas vezes, casulos habitando casulos como o homem habitando a si mesmo. Ela usa da artesania do tecer, de forma que a corda, o alumínio, o cobre e o latão ganham uma nova percepção a partir de sua construção conceitual. Kyria trabalha com diluição da forma pelo tempo inspirada por paredes antigas castigadas pela ação do tempo. Ela constrói desconstruindo, rasgando, subtraindo a matéria para dar origem a uma nova concepção.
O vínculo das artistas é a construção diária de um dialogo com o passado, com o presente e com o futuro. enquanto Kyria olha para o passado, para a história, para construir seu trabalho, Cristhina projeta para o futuro ao construir seus casulos. O rasgar, cortar, sobrepor camadas, faz parte da pesquisa e do questionamento sobre o que somos como resultado do que fomos, é a construção da memória para não esquecer o passado. Por outro lado, acrescentar, liar, criar laços e ligas fazem parte da construção de memórias para o futuro.
A Curadoria é de Clara Sampaio.

O evento tem os apoios da Prefeitura de Viana e do Governo do Estado do Espírito Santo.

onde fica
Galeria de Arte CASARÃO
quando ir
06/7/2016 a 15/9/2016
quanto custa
Entrada franca
contato
cristinasbastos@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados