Makely-Ka lança primeiro disco solo na Stereoteca

06/6 · Belo Horizonte, MG
Helena Leão, retirado do www.autofago.blogspot.com
Show abre a programação do Stereoteca 2007
1
Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG
8/6/2007 · 75 · 0
 

Dá para perder um pouco do fôlego ao ler o currículo de Makely Ka, e só então se entende completamente quando o descrevem como “agitador cultural”. Além de ser poeta e compositor (um dos mais gravados de sua geração), Makely escreve livros, idealiza e produz eventos, edita uma revista, participa da curadoria de grandes projetos culturais, compõe trilhas para o cinema, foi membro da Comissão Técnica de Avaliação de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ainda consegue manter uma movimentada vida política.

É esse o artista que sobre ao palco do Stereoteca nesta quarta-feira, 6 de junho, lançando Autófago, seu primeiro trabalho solo. Sobre o CD, Makely Ka manda avisar desde a apresentação no encarte:

este cd é apenas o suporte do seu conteúdo, que é o que realmente importa: a música. no início a música existia apenas durante o tempo de sua execução. não era palpável. a única forma de armazenamento era a memória, assim como a poesia que também era música antes da escrita. hoje cada vez mais a música é menos palpável mais uma vez. o armazenamento continua sendo a memória, mas agora ela é mais inorgânica – de silício - e cada vez mais coletiva. entre samples e bytes, a música se autoconsome e volta às suas origens. por isso este cd pode ser copiado e distribuído pelas pessoas de bem, sem qualquer restrição, desde que seja feito de forma gratuita, assim como faziam os aedos na grécia antiga e os cantadores no nordeste brasileiro algumas décadas atrás.

Todas as faixas e a também a arte da capa do CD estão disponíveis aqui.

Para o show da Stereoteca, promete um diálogo aberto com toda uma tradição de criadores, citando influências notáveis como Itamar Assumpção, Paulo Leminski, Jorge Mautner, Torquato Neto, Tom Zé, Glauber Rocha, Waly Salomão, Jards Macalé, Chacal. Armado com a palavra, utiliza uma linguagem anárquica e faz guerrilha contra as mazelas e as mediocridades do cotidiano. Sem fazer concessões, Makely bate forte e colocado, brindando o público com um espetáculo lúdico e arrebatador. Parece imperdível, não?

AUTOFAGIA
Autófago é aquele que come a si mesmo. Com essa metáfora, Makely Ka se assume auto-produtor e escancara a realidade dos artistas independentes que participam de toda a cadeia de produção cultural: “criam, produzem, divulgam, distribuem, ensinam e, não raro, consomem seus próprios produtos”, diz no editorial de um de seus projetos, a Revista de Autofagia.

“Acho natural permanecer independente”, conclui Makely Ka, que é o primeiro artista mineiro a conseguir na Justiça o direito de exercer livremente a profissão de músico sem a obrigatoriedade de filiação à Ordem dos Músicos no Brasil.

LINKS RELACIONADOS

  • Acultura, a civilização: elas que se danem ou não
  • Entrevista à jornalista Ludmila Ribeiro
  • Stereoteca 2007

  • onde fica
    Teatro da Biblioteca Luiz de Bessa
    Praça da Liberdade, 21
    quando ir
    06/6/2007, às 20:30h
    quanto custa
    Inteira: R$6,00
    Meia-entrada para estudantes: R$ 3,00
    (Ingressos vendidos no dia do show, na bilheteria.)
    website
    http://autofago.blogspot.com/
    contato
    Informações 3223.7331
    www.stereoteca.com.br

    compartilhe

    comentários feed

    + comentar

    Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

    imagens clique para ampliar

    Capa do disco zoom
    Capa do disco
    Entrevista para a Rádio Favela FM zoom
    Entrevista para a Rádio Favela FM
    Capa da primeira Revista de Autofagia zoom
    Capa da primeira Revista de Autofagia

    áudio

    Autófago, a quinta faixa do disco

    Instale o Flash Player para ver o player.

    veja também

    filtro por estado

    busca por tag

    revista overmundo

    Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

    +conheça agora

    overmixter

    feed

    No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

    +conheça o overmixter

     

    Creative Commons

    alguns direitos reservados