Marcílio Moraes no Revista do Cinema Brasileiro

30/6 · Rio de Janeiro, RJ
Álvaro Riveros
Programa recebe realizadores que se valem da memória afetiva em seus filmes
1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
27/6/2012 · 0 · 0
 

O programa deste sábado abre espaço para os realizadores que apostam em histórias pessoais. Histórias de bairro, de infância, de família, que aproximam os cineastas e o público, em um movimento que incentiva o diálogo e influencia o mercado.

É o caso de Marcílio Moraes, que assina o roteiro de O Crime da Gávea, uma adaptação de seu romance policial homônimo, lançado em 2003. Com sólida carreira no teatro e na TV, Marcílio estreia no cinema com este longa, ambientado no bairro onde mora desde que chegou ao Rio, vindo de Petrópolis, há mais de 40 anos.

Dirigido por André Warwar e protagonizado por Simone Spoladore e Ricardo Duque, o filme conta a história do marido que tem a mulher assassinada em um apartamento na Gávea.

Quem também estará nesta edição do Revista é Halder Gomes. Ele dirigiu o premiado curta-metragem O Astista Contra O Cabra do Mal, que acabou de virar um longa chamado Cine-Holliúdy. O filme fala sobre a chegada da televisão no interior do Ceará na década de 70.

No estúdio do programa, a apresentadora Maria Luisa Mendonça recebe Elena Soares, considerada uma das maiores roteiristas do mercado. Economista e antropóloga de formação, ela estreou nos cinemas com o filme Eu, Tu, Eles, dirigido por Andrucha Waddington. Atualmente, acumula oito longas no currículo, além de um Kikito de melhor roteiro pelo filme Vida de Menina, escrito em parceria com Helena Solberg. No bate-papo com Maria Luisa, Elena faz um apanhado da carreira e fala sobre seu mais recente trabalho: A Cadeira do Pai, que teve estreia mundial este ano, no Festival de Sundance.

Em outra matéria, a equipe de reportagem conversou com Andrés Wood, premiado diretor chileno que está rodando festivais com o filme Violeta foi para o Céu, uma coprodução entre Basil, Chile e Argentina. O filme mostra a história de Violeta Parra, símbolo da música folclórica chilena, que nos anos 60 e 70 teve suas músicas gravadas por Elis Regina, Milton Nascimento e Mercedes Sosa. Na entrevista, ele conta que o roteiro demorou dez anos para ser escrito e dá detalhes sobre qual recorte sobre a vida de Violeta conseguiu dar no filme.

onde fica
O Revista do Cinema Brasileiro vai ao ar na TV Brasil (Canal 2, 18 Net, 116 Sky), sábado, às 20h30, e reprisa terça, à 1h.
quando ir
30/6/2012
website
www.revistadocinemabrasileiro.com.br
contato
imprensa@revistadocinemabrasileiro.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados