Marlene Stamm exibe aquarelas do dconcept, em SP

de 04/12 a 23/11 · São Paulo, SP
divulgação
Marlene Stamm, série Silêncio, 2010 (aquarela, 25 x 35 cm)
1
deciodigiorgi · São Paulo, SP
30/11/2010 · 0 · 0
 

O dconcept escritório de arte inaugura no sábado, dia 4 de dezembro, ao meio-dia, exposição individual da artista Marlene Stamm.

A mostra Silêncio é composta de 10 pequenas aquarelas sobre papel de 25 x 35 cm e revela a recente produção da artista gaúcha, que é também professora de aquarela no Collegio das Artes, em São Paulo.

Por mais elaborada que seja a redação de um texto de apresentação de mostra, a escolha das palavras sempre parte da articulação do repertório do redator ao redor das imagens criadas pelo artista. No caso desta exposição, o uso da palavra sinestesia parece ser bastante pertinente, uma vez que seu título evoca a ausência de sons. Mas de que serve esse termo para referir-se a algo eminentemente ligado à visão? A chave dessa relação reside na postura de quem observa a delicadeza dos trabalhos na diminuta sala do escritório de arte: ela demanda compenetração, espécie de dedicação sensorial quase exclusiva para com a obra, daí o silêncio do título. A visão aqui pede silêncio.

Na série, Marlene faz farto uso da técnica da aquarela para criar imagens que evocam o vazio, uma espécie de lacuna. Costuras de livros, linhas vazias e também trechos ininteligíveis de textos; é isso o que objetivamente se observa no papel, porém, nesse caso, trata-se de ausência, de incompletude e de inexatidão referencial. Ao indiciar um livro sem texto ou mesmo um texto cortado ao meio, a artista evoca o rearranjo simbólico do observador no espaço vazio. A riqueza de Silêncio reside em quem a observa e nela se projeta. É um mote livre, página em branco cujos sulcos podem ou não serem preenchida pelo olhar.

Marlene Stamm é gaúcha de Vacaria - RS, porém sua formação em arte deu-se em Curitiba, na Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná, em meados dos anos 1980. Radicada em São Paulo desde 2000, tem se dedicado à produção em aquarela, tendo já desenvolvido carreira como gravurista, quando participou de mostras, tais como: International Exhibition of Print, em Kanagawa, Japão; e a 2ª Mostra Latino-americana de MiniPrint em Rosário, Argentina. Recebeu prêmios e participou de diversas exposições coletivas, dentre elas: o 15º Salão da Bahia em 2008, o 52º Salão Paranaense e o 42º Salão de Piracicaba. Exposições em instituições como MAC Campinas, MUMA - Museu Metropolitano de Arte de Curitiba e MASC - Museu de Arte de Santa Catarina. Em 2010, destaca-se sua participação na exposição coletiva Aluga-se, realizada num casarão em São Paulo.

onde fica
dconcept escritório de arte
Alameda Lorena, 1.257, G1 (Vila Flávio de Carvalho)
01424-001 - Jardim Paulista, São Paulo - SP
Horários: de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas
quando ir
04/12/2010 a 23/11/2010, às 12:00h
quanto custa
Gratuito
website
www.dconcept.net
contato
(11) 3085 5006

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados