Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Ministério da Cultura promove debates na VI Bienal do Livro de Pernambuco

de 02/10 a 12/10 · Recife, PE
VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
1
Jonara · Recife, PE
2/10/2009 · 0 · 0
 

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da sua Representação Regional Nordeste, está presente na VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece de 2 a 12 de outubro, no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda. O MinC ocupará um espaço em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), onde ocorrerão debates com participações de autores, editores e distribuidores de vários estados do Nordeste.

Entre os convidados para os debates que irão acontecer no Auditório Carlos Pena Filho, está o repentista e cordelista Crispiniano Neto, que é presidente da Fundação José Augusto, do Rio Grande do Norte. Ocupante da cadeira de n° 26 na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Crispiniano é o terceiro poeta norte-rio-grandense a tornar-se imortal da ABLC, e ficou conhecido por lançar, entre outras publicações, o livro “Lula na Literatura de Cordel”, da editora Queima-Bucha, resultado de uma pesquisa que retrata, em cordel, a trajetória do presidente Lula.

Outra presença confirmada é o cordelista, Arievaldo Viana, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Ele é criador do projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos.

A presidente do Fórum de Literatura do Estado do Ceará (FLEC), Maria do Socorro Sampaio Flores (Mileide Flores) estará compondo a mesa “Editores do Nordeste: organizar para competir”. O Fórum foi criado com o objetivo de ser um espaço permanente de diálogo e de consulta da sociedade civil, na formação de políticas de cultura direcionadas ao livro e à leitura.

Além de ter acesso aos debates, o público que visitar o estande do BNB/MinC vai ter acesso ao acervo com mais de cem exemplares de obras sobre a Cultura Indígena, folders do Projeto Mais Cultura e publicações sobre Cultura Popular, resultantes do 2º Seminário Nacional de Políticas Públicas para Culturas Populares e do 1º Encontro Sul-americano de Culturas Populares. Esse ano a expectativa é que mais de 60 mil pessoas compareçam à Bienal, que nessa sétima edição terá como tema “Literatura do Princípio ao Fim”.
- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Programação - Auditório Carlos Pena Filho

SEGUNDA - 05/10 (15 às 16h)
Mesa redonda: “A hora e a vez do cordel”
Coordenação da mesa - Ana Ferraz - Editora Coqueiro - PE
Convidados: Crispiniano Neto - Repentista, Cordelista e Presidente da Fundação José Augusto - Natal, RN
Arievaldo Viana - Criador do projeto “Acorda Cordel na sala de aula” - Rio Grande do Norte

TERÇA - 06/10 (16h30 às 17h30)
Mesa redonda: “A política de formação e aquisição de acervos do MinC e MEC”
Coordenação da mesa: Tarciana Portella - Chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura
Jane Cristina da Silva - Assessora do MEC
Fabiano Santos Piúba - Diretor de Livro, Leitura e Literatura - Ministério da Cultura

TERÇA - 06/10 (18h às 19h)
Mesa Redonda: “Editores do Nordeste: organizar para competir”
Coordenação da Mesa: Santino Cavalcanti (Representação Nordeste do Ministério da Cultura)
Convidados: Mileide Flores - Fórum de Literatura do Estado do Ceará
Primo Maldonado - Livreiro e Distribuidor - LDM - Livraria e Distribuidora Multicampi - BA
Arnaldo Afonso - Editor - Edições Bagaço - PE

Veja programação completa aqui:

Agendamento de entrevistas:

Ministério da Cultura
Representação Regional Nordeste
Assessoria de Comunicação
Rose Andrade
81.3194-1303/1308/1309 cel: 81.7811-6302 81. 9996-9192
nextel: 55*97*1760
rose.andrade@cultura.gov.

onde fica
Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho | Olinda - PE, Brasil
quando ir
02/10/2009 a 12/10/2009, às 10:22h
quanto custa
Entrada gratuita
website
http://www.bienalpernambuco.com/
contato
(81) 3492.9690

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados