MISTÉRIO BUFO

de 18/9 a 12/10 · Brasília, DF
Guga Melgar
1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
13/9/2009 · 9 · 0
 

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília será palco da encenação do espetáculo MISTÉRIO BUFO, que constrói a fábula sobre presente, passado e futuro, de autoria de VLADIMIR MAIAKÓVSKI, o mais importante poeta russo do Século XX.


MISTÉRIO BUFO, escrito quando o autor tinha apenas 25 anos, recorre a conceitos grandiosos para dar enredo à compreensão que se tem do futuro no tempo presente, baseando-se no passado. O texto trata da eterna busca da aventura humana.

“No futuro, todos que encenarem, desempenharem os papéis, lerem e imprimirem o MISTÉRIO BUFO, mudem o conteúdo, - façam seu conteúdo ficar contemporâneo, moderno, do momento.”, advertiu Maiakóvski ao publicar o texto em 1918 para as comemorações da Revolução Russa. O autor refere-se ainda à peça como um caminho (estrutura) que deve ser mantido, cuja paisagem (conteúdo e contexto) deve ser mudada.

A montagem apresentada, com direção de Cláudio Baltar e Fábio Ferreira, busca incorporar a proposta de Maiakóvski, no que tange à adaptação do texto para os tempos atuais, e mostra ao público o frescor do jovem poeta russo, com a inovação e a maturidade capaz de impressionar o espectador contemporâneo.

Seguindo as sugestões do autor, a encenação procurara focar precisamente o contraste entre o passado e o futuro, recorrendo à utilização de diferentes espaços.

Nos moldes de um espetáculo itinerante, a platéia será conduzida pelos atores através de espaços cênicos, montados na área externa e no Pavilhão de Vidro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.

A montagem do espetáculo Mistério Bufo é patrocinada pela Oi e pelo Banco do Brasil, com temporada do dia 17 de setembro a 12 de outubro no CCBB Brasília e a partir de 12 de janeiro de 2010, no Oi Futuro / IAB-RJ no Rio de Janeiro.

MISTÉRIO BUFO
Trata-se de uma peça trans-histórica, que remete a um período marcante: a Revolução Comunista Russa e a grande expectativa quanto ao sucesso do novo regime. Todavia, a relação que a sociedade atual mantém com tais temas modificou-se: hoje a descrença social - à qual se acrescentam previsões de cataclismas ecológicos e econômicos - ajuda a expandir a desesperança e, com ela, a visão pessimista do futuro. Maiakóvski apontava de maneira esperançosa e otimista para o futuro, porém, sendo os dias de hoje uma parte do futuro ao qual ele se referia em seus textos, é possível inferir que o tempo presente é a constatação da frustração de uma expectativa de ontem. Logo, a quebra das expectativas parece ter levado o homem contemporâneo à conclusão inegável do seu fracasso. Em conclusão disso, no contexto em que estamos inseridos torna-se urgente pensar a questão de um olhar para o futuro que não esteja necessariamente atado às utopias, mas que possa ser tão enriquecedor e entusiasmado quanto foi o olhar de Maiakóvski.

onde fica
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília - SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília.
Duração: 100 minutos.
Classificação indicativa: 14 anos.
Horários: de quinta a sábado às 20h e domingo às 19h.
segunda-feira, 12 de outubro, às 19h

quando ir
18/9/2009 a 12/10/2009
quanto custa
Ingressos: R$15,00 e R$7,50 (para professores, estudantes, pessoas com mais de 60 anos e correntistas do BB).
A venda de ingressos, para cada semana da temporada, inicia-se no domingo anterior, restrita a quatro bilhetes por pessoa.
Bilheteria: de terça-feira a domingo das 9h às 21h.
website
www.bb.com.br/cultura
contato
ccbbdf@bb.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados