Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Mitos contados pelo povo da floresta

21/9 · Rio Branco, AC
1
Jailson de Macêdo · Rio Branco, AC
19/9/2007 · 74 · 1
 

As Lendas da Floresta é o título do livro escrito pelas irmãs Meyrelene e Márcia Verônica Macedo, que reúne estórias e contos sobre seres mitológicos da floresta. O lançamento está previsto para as 19 horas do dia 20 de setembro, no Memorial dos Autonomistas.

O livro é fruto das pesquisas que as escritoras fizeram em 1991, quando eram bolsistas pelo Centro de Pesquisas Dialetologias do Acre, o CEDAC, criado pela professora Luisa Lessa.

“Quando fomos bolsistas, Meyrelene gostou muito dessa parte de Literaturas e Lendas, o que culminou nessa obra”, comenta a escritora Márcia Verônica.

A publicação oferece a professores e estudantes estórias sobre o Caboclinho da Mata, o Caipora, a Mãe da Mata e diversas outras entidades mitológicas que fazem parte da cultura amazônica.

“Nós tentamos homogeneizar de forma didática as estórias e a linguagem do livro, pois o nosso intuito é contribuir com pessoas de todos os níveis de instrução, sejam elas do ensino fundamental, médio ou superior”, explica a escritora.

As lendas são narradas conforme informações passadas por homens e mulheres que nunca saíram dos seringais acreanos e que dizem ter vivido ou ouvido falar nos fabulosos seres que vivem na floresta amazônica, o que dá à obra um caráter inovador.

As irmãs conseguiram reunir cerca de 80 estórias ao longo da pesquisa realizada em todo Estado do Acre. Mas, para essa primeira publicação foram selecionadas 56 estórias.

“Fomos bastante criteriosas na escolha das lendas. Além disso, procuramos fazer tudo de uma maneira bastante clara. Por isso, fizemos mais de 135 rodapés, em vez de elaborar o glossário. Tudo isso visando à possibilidade de chegar às mãos de um público diversificado, formado inclusive por pessoas de outros estados”, relata.

A professora Márcia Verônica diz estar entusiasmada com a publicação do livro. Para ela essa obra é conseqüência, principalmente, dos esforços de sua irmã, que durante as pesquisas sempre se interessou pelas estórias e relatos mitológicos coletados.

“Esse livro é uma memória das nossas experiências como pesquisadoras e da vontade da minha irmã em resgatar esse conhecimento que adquirimos ao longo de nossos estudos na área”, explica.

As escritoras já estão pensando em dar continuidade ao projeto. Dessa vez, com o enfoque mais léxico e lingüístico, visto que a proposta é fazer uma espécie de dicionário sobre os falares acreanos, detectados através das pesquisas realizadas junto às comunidades acreanas.

onde fica
Memorial dos Autonomistas, Centro de Rio Branco-Acre.
quando ir
21/9/2007, às 19:00h
quanto custa
Entrada Franca

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Dr. Artur Leimann
 

Pena eu não estar aí para prestigiá-las... parabéns!

Dr. Artur Leimann · Florianópolis, SC 26/9/2007 20:18
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados