'Morar Carioca Verde' no Leme

de 15/6 a 22/6 · Rio de Janeiro, RJ
1
Joca Vidal · Rio de Janeiro, RJ
14/6/2012 · 0 · 0
 

A partir desta sexta-feira um quiosque montado no calçadão da Avenida Atlântica, em frente à Avenida Princesa Isabel, vai disponibilizar aos cariocas e visitantes todas as informações relativas ao Morar Carioca Verde, projeto-piloto de utilização de práticas sustentáveis na urbanização de comunidades de baixa renda.

O projeto da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), em execução na Babilônia e no Chapéu Mangueira, no Leme, tem programação que vai até o dia 22 de junho. No dia 17 (domingo), no Chapéu Mangueira, haverá outro estande montado pela SMH. Este espaço também terá informações sobre as obras, além de exibição de capoeira, rodas de samba, degustação orgânica, debates, oficinas de artefatos de bambu, entre outras atrações. A partir do dia 18 serão oferecidas visitas guiadas às duas comunidades aos participantes da Rio + 20.

O Morar Carioca Verde utiliza componentes de sustentabilidade nas obras de urbanização, como iluminação pública em LED, asfalto e concreto com adição de pneu triturado, microjardinagem, coleta seletiva de lixo e energia solar. Na construção de prédios com apartamentos, está sendo utilizada estrutura metálica reciclada. Nas novas moradias, haverá o reuso da água da chuva e dos esgotos tratados nos vasos sanitários e medidores individuais de água. Pacificadas com a presença de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), Babilônia e Chapéu Mangueira foram escolhidas como “laboratórios” no uso de práticas sustentáveis em comunidades porque possuem extensa área verde. No dia 19 (terça), o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, vai visitar as obras.

A SMH também estará presente no Forte de Copacabana, no dia 17 (domingo), às 16h, na “Cúpula dos Prefeitos (C-40)", em mesa coordenada pelo secretário Jorge Bittar sobre o tema "Os caminhos do desenvolvimento urbano e habitação social sustentável", que terá a presença de especialistas em urbanismo e habitação da África, Ásia e do país anfitrião. Bittar também participará de debate promovido pela Fundação Ford sobre o tema “Cidades Justas e Sustentáveis”, que acontecerá no dia 18 (segunda-feira), às 11h30, no Riocentro. No mesmo dia, às 16h15m, membros do parlamento alemão vão visitar o Condomínio Mangueira I, do Programa Minha Casa Minha Vida, na Avenida Visconde de Niterói, que emprega tecnologia alemã de aquecimento com energia solar.

A convite do governo italiano, o secretário Jorge Bittar também participa como palestrante do seminário “Projeto de Restauração da Babilônia” , dia 20 (quarta), às 13 horas, no Parque dos Atletas, no Pavilhão da Itália. No dia 20, também no Parque dos Atletas, no estande da Caixa Econômica Federal, será entregue o selo azul da Caixa à Prefeitura pelos componentes de sustentabilidade empregados na construção de apartamentos na Babilônia e no Chapéu Mangueira, como parte das obras do Morar Carioca Verde. Nessa mesma cerimônia, será assinado um convênio com o Ministério das Cidades para implantação do Parque da Serra da Misericórdia, que alcança 27 bairros da Zona Norte, e divide os Complexos da Penha e do Alemão.

onde fica
Morro da Babilônia (Leme) e Chapéu Mangueira (Leme)
quando ir
15/6/2012 a 22/6/2012
quanto custa
Grátis

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados