Morro do Papagaio realiza 9a. Caminhada pela PAZ

12/10 · Belo Horizonte, MG
Claudio Henrique
Caminhada pela PAZ 2007
1
Padre Mauro BH · Itália , WW
19/9/2008 · 72 · 1
 

9ª Caminhada pela PAZ
Dia 12 de outubro - Morro do Papagaio
Paróquia Nossa Senhora do Morro

Comunicado à Imprensa

Uma arma a menos, uma vítima a menos, muitas Vidas a mais!


A Paróquia Nossa Senhora do Morro, Aglomerado Santa Lúcia, luta ha varios anos em defesa dos Direitos Humanos e Combate à Pobreza no Morro do Papagaio e realiza, no proximo dia 12 de outubro, a 9ª Caminhada pela PAZ e traz como proposta para este ano o desarmamento da comunidade local. “O alto índice de violência na região, tiroteios, drogas, assassinatos fez com que os moradores iniciassem esta Caminhada pela PAZ!” Diz o Padre Matozinhos (40), pároco do Morro do Papagaio. “Estamos propondo que todos aqueles que possuem armas de fogo em suas casas possam entrega-las à Policia Federal, vamos instruir as pessoas a este respeito, incentivá-las a este gesto concreto em favor da PAZ.” Completa o padre. Sabemos que muito mais deve ser feito para que a PAZ possa voltar, este é apenas mais um passo que vamos dar nesta direção. “Menos uma arma, menos uma vítima e mais vidas serão polpadas!” Acrescenta o Padre Mauro (41), idealizador do projeto. Faz parte dessa Campanha de Desarmamento o slogan: “Troque suas armas de morte pela Palavra da Vida!”

Desarmar porque? Percebemos que as armas de fogo, conhecidas como de pequeno porte, são as mais usadas aqui no Aglomerado e que este uso está fora de controle. Tais armas são de fácil aquisição, fáceis de esconder e fáceis de usar mas difíceis de serem controladas. Acompanhando as noticias dentro da comunidade concluimos que os adolescentes e jovens correm maior risco de serem assassinados e que os homens estão mais vulneráveis que as mulheres. Após anos de observação e reflexão, concluimos que reduzir a quantidade de armas é o recurso mais eficiente para diminuir os números de mortos e feridos, sem deixar de lutar pela Justiça, melhoria na Educação, Trabalho, Saude, Lazer e tantas oustras demandas da comunidade. As armas de fogo não são a causa, mas os principais instrumentos para a prática da violência entre os moradores. A presença das armas dentro do aglomerado mudou a natureza da violência. Tensões, inevitáveis entre os pessoas, se transformaram em guerras e conflitos banais que culminam em tragédias irreversíveis. A favela que, no passado servia como refugio para os que vinham da roça em busca de trabalho, escola e hospitais, passou a ser palco de batalhas entre as conhecidas “gangues”. Mesmo após o fim dos conflitos, os esforços para desmobilização e reconciliação desses moradores são frustrados, devido a instabilidade causadas por essas armas.

Também é fruto da nossa observação: possuir uma arma de fogo é muito mais um perigo do que uma proteção e aumenta o risco de que um conflito termine com mortos e feridos. A arma cria uma falsa sensação de segurança. Ter uma arma de fogo em casa aumenta as chances de atingir uma pessoa acidentalmente; corre mais risco de ser usada em assaltos, homicídios e suicídios. Nenhuma guerra, declarada ou não, será resolvida ou evitada caso não haja um esforço conjunto para controlar e limitar a proliferação das armas em nossa comunidade e no mundo.



A 9ª Caminhada pela PAZ tem inicio às 8:00 da manhã, na Capela Maria Estrela da Manhã, Rua Santo Antônio do Monte, 708 (debaixo da árdore), percorre os principais becos/ruas do Aglomerado e termina com uma Missa pela PAZ.

onde fica
A 9ª Caminhada pela PAZ tem inicio às 8:00 da manhã, na Capela Maria Estrela da Manhã, Rua Santo Antônio do Monte, 708 (debaixo da árdore), percorre os principais becos/ruas do Aglomerado e termina com uma Missa pela PAZ.

Pe. Mauro Luiz da Silva
Secretaria Paroquial:
quando ir
12/10/2008, às 08:00h
contato
Pe. Mauro Luiz da Silva
Secretaria Paroquial:

compartilhe

comentários feed

+ comentar
alcanu
 

Caminhemos pela Paz !
Força nesse seu intento !
Um abraço

alcanu · São Paulo, SP 19/9/2008 16:06
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados