29 de outubro de 1994. Naquela noite, duas bandas cariocas tocavam pela primeira vez em Niterói. Beach Lizards e P.H.I.T.S. se apresentavam no Bedrock, que se tornaria famoso nos anos seguintes promovendo o show de nomes como Planet Hemp, Raimundos, Pavilhão 9, Charlie Brown Jr e outras bandas que se tornariam as mais importantes do gênero na década de 90.
Naquela época, o Beach Lizards acabara de lançar o CD Brand New Dialog pela gravadora independente carioca Polvo Discos, e vendia em média 30 discos por semana. Os lagartos de praia ainda lançariam mais um CD até encerrar a carreira, tornando-se uma referência para as gerações seguintes.
Da formação original, o único que continuou atuante foi o baterista André Nervoso. Ele tocou na Acabou La Tequila com Kassin, Donida e Dimmy (estes dois formariam o Matanza) e com mais uma porção de gente, até se lançar em trabalho solo e montar uma banda de apoio, para os shows de Nervoso & Os Calmantes.
Com o fim da banda, o vocalista Demétrius mudou-se para os Estados Unidos, bem como o guitarrista Claudio, e o baixista Claudio dedicou-se à engenharia. Por essas e outras, o evento do dia 26 de novembro tem todos os ingredientes para ser imperdível. “Escolhi esse show para ser o meu presente de aniversário”, conta Pedro de Luna, criador do Arariboia Rock, que realizará sua festa com as portas abertas para quem quiser ir. “Fiz estágio na Polvo e participei do lançamento do primeiro CD do Beach Lizards. Eu e muitas outras pessoas tinham eles como uma das melhores bandas do Brasil e será uma emoção enorme vê-los ao vivo novamente”.
10 ANOS DEPOIS, UBTV E CRASHEAD VOLTAM AOS PALCOS
Naquela mesma época, em Niterói, os três jovens do UBTV sonhavam em tocar pelo Brasil como o Beach Lizards e ter sua fita demo resenhada nos jornais, como acontecia com os cariocas. Mas as dificuldades eram ainda maiores numa época em que não existia a internet. Ainda assim, o UBTV chegou a lançar duas fitas demo em K7, e vai fazer seu primeiro show mais de 10 anos depois do fim da banda.
Quem também se inspirou no sucesso do BL e tentava a sorte do lado de lá da Baía de Guanabara era o Crashead. Fazendo um hardcore em português, o grupo liderado por Garrito Lima produzia eventos, enviava seus k7s para a imprensa especializada e fazia o possível para romper as fronteiras. O quinteto também está feliz da vida com esse show póstumo e, principalmente, com quem vão dividir o palco.
Conhecidos como os galãs do rock niteroiense, o quarteto do Abaixo de Zero também quase chegou ao sucesso. Investindo num rock moderno em português, o grupo também trilhou o caminho espinhoso de toda banda independente de Niterói e conseguiu fazer importantes apresentações no estado do Rio e fora dele, mas encerrou as atividades quando não viu uma luz no fim do túnel. Para os numerosos fãs, este show revival será um momento mágico para cantar suas canções ao vivo.
Além dos shows, Angelo Tortelly e Corysco fazem a pista do primeiro andar, tocando indies, clássicos e skate rock para aqueles que têm pelo menos um fio de cabelo branco relembrar de quando eram adolescentes. Como é o caso do Pedro de Luna, aniversariante do dia, que estará vindo direto de São Luiz do Maranhão, onde fará o lançamento do livro Niterói Rock Underground (1990-2010). “Se fosse tranqüilo, sem tensão, não seria um evento under”, brinca o jornalista, que completará 37 anos.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!