Multiplicação Cultural na Dança

de 01/2 a 08/2 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
Territórios
1
Ney Motta · Rio de Janeiro, RJ
7/1/2007 · 58 · 0
 

Destaque em 2006 com o espetáculo Territórios, eleito pelo O Globo e Jornal do Brasil como um dos dez melhores espetáculos de dança do ano, a coreógrafa Esther Weitzman realiza de 1 a 8 de fevereiro, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, uma "maratona" prática e teórica com workshops e seminários de reciclagem e capacitação para profissionais da dança, através do Prêmio Funarte Klauss Vianna, com patrocínio da Petrobras. O objetivo maior é investir no fomento à dança, com o compromisso de fornecer o instrumental teórico e prático para o amadurecimento e desenvolvimento de trabalhos tanto de performance quanto de criação coreográfica. Sua função será incentivar a “multiplicação” destes saberes, contribuindo para a ampliação dos horizontes, tanto técnicos quanto estéticos, dos profissionais da dança. Papel que será desempenhado a partir de um intenso trabalho de investimento na formação dos participantes dos seminários e workshops propostos.

Trata-se de uma compreensão da dança que vai além do simples entretenimento, percebendo-a também como um poderoso instrumento de educação e produção cultural. — Neste projeto, mais do que simplesmente oferecer um pacote pronto de cursos e oficinas, tem-se a preocupação em ouvir os profissionais nele envolvidos, investindo no diálogo e na construção de um fazer da dança inclusivo e participativo — explica Esther Weitzman. A fim de alcançar o objetivo principal, serão realizados workshops de criação coreográfica, técnica de dança contemporânea e cursos de aprofundamento teórico, seguindo as seguintes premissas: 1) Promover o intercâmbio cultural, educacional e artístico entre os profissionais reunidos; 2) Fomentar o interesse pela pedagogia da dança e pela criação artística; 3) Integrar teoria e prática como motivação para a experimentação de novas possibilidades de criação coreográfica; 4) Apresentar e desenvolver novas ferramentas prático-teóricas que permitam o surgimento de novos criadores e futuros educadores.

Participam do projeto: Angel Vianna; Ângela Ferreira, Coordenadora do Curso Didática Infanto-juvenil; a pesquisadora Beatriz Cerbino; o a coreógrafa Esther Weitzman; Katya Gualter, Coordenadora do Curso de Graduação em Dança da UFRJ; Marcos Moraes, Coordenador de Dança da Funarte; Marina Salomon, Gerente de Projetos Artísticos do Centro Coreográfico; Roberto Pereira, Coordenador do Curso de Dança da Univercidade; Silvia Soter, crítica de dança do jornal O Globo; Thereza Rocha, Coordenadora do Curso Estudos Avançados em Dança Contemporânea; entre outros.

A participação, exclusiva para profissionais da dança, é inteiramente gratuita e a inscrição ocorre mediante solicitação através de carta endereçada ao e-mail mcdanca@gmail.com, até o dia 20 de janeiro. As vagas são limitadas.

Programação

01/02

9h — Oficina Prática de Dança Contemporânea/Pedagogia
13h — Oficina Prática de Criação Módulo I
17h — Palestra Coreografia Não é Dança

02/02

9h — Oficina Prática de Dança Contemporânea/Pedagogia
13h — Oficina Prática de Criação Módulo I
17:30h — Oficina Produção em Dança

03/02

9h — Oficina Prática de Dança Contemporânea/Pedagogia
13h — Oficina Prática de Criação Módulo I
17:30h — Oficina Produção em Dança

04/02

10h — Oficina Técnica Alexander
14h — Oficina Prática de Criação Módulo II
18h — Painel Políticas Culturais Para a Dança

05/02

9/17h — Oficina Prática de Dança Contemporânea/Pedagogia
17:30h — Painel Os Cursos de Pós-Graduação em Dança no Rio de Janeiro

06/02

10/17h — Oficina Teórica Dança, Corpo e História
17:30h — Palestra Dança e Cidadania

07/02

10/17h — Oficina Teórica Dança, Corpo e História
17:30h — Painel Graduação e Outras Ações na Da

onde fica
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino 115, Tijuca/RJ. Tel. 21 2570-1247
(Estacionamento GRÁTIS no hipermercado Extra)
quando ir
01/2/2007 a 08/2/2007, às 09:00h
quanto custa
Grátis
website
http://www.estherweitzman.com
contato
e-mail: mcdanca@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados