Música e cinema em pauta no Curta TV

08/7 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação / Projeto Paralelo Comunicação
No segundo bloco, exibição do curta Maré Capoeira, de Paola Barreto
1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
6/7/2012 · 0 · 0
 

O Curta TV deste domingo, dia 8, será sobre cinema e música, parceria inesgotável que já rendeu lindos filmes e passou por todos os estilos da nossa música, do baião ao rock e do samba ao hip hop, lembrando o trabalho de compositores que vivem distantes do público e reverenciando o sucesso de ídolos da nossa MPB.

O programa vai mostrar que assim como os nossos cineastas foram seduzidos pela boa música, alguns músicos não resistiram ao desejo de se aventurar em um set de filmagens. Foi o que aconteceu com o compositor Sergio Ricardo, que começou no cinema dirigindo o curta Menino da Calça Branca, de 1961. Montado por Nelson Pereira dos Santos e com Dib Lutfi, irmão de Sérgio, na direção de fotografia, o filme foi exibido no Festival de Cinema de Karlov – Vary na antiga Thecoeslovaquia e ficou em segundo lugar no Festival de Cinema de São Francisco, na Califórnia.

A apresentadora do programa, Renata Boldrini, conta que a partir da década de 1960 a relação entre música e cinema no Brasil vivia alguns de seus momentos mais brilhantes. Rogério Sganzerla, por exemplo, expressou todo o seu amor pela nossa música no curta Isto é Noel, dedicado ao compositor Noel Rosa. Júlio Bressane, por sua vez, estreou na direção de curtas com o filme Bethânia Bem de Perto. A revolução nos acordes e nas imagens gerou ainda filmes memoráveis como o curta que Antonio Carlos da Fontoura fez sobre a explosão criativa dos Mutantes.

Entre a nova geração, também tem uma turma grande que adora explorar no cinema a riqueza da nossa música. O diretor André Weller é um deles, e através do curta-metragem ele consegue juntar estas duas paixões, levando para os seus filmes o que aprendeu em sua formação como pianista. O Curta TV vai exibir uma entrevista com Werller, além de trechos de seu curta de estréia, No Tempo do Miltinho, que faz uma bela homenagem a uma das figuras mais amadas da nossa música. O filme participou de dezenas de festivais e foi eleito o melhor curta do É Tudo Verdade em 2009. Durante o bate-papo, o diretor revela ainda como foi rodar No Balanço do Kelly, sobre João Roberto Kelly, autor de canções como Cabeleira do Zezé e Mulata Bossa Nova.

O programa conversa também com outro diretor que tem feito de sua trajetória no cinema uma partitura sonora. Luiz Guimarães de Castro dedicou boa parte de sua cinematografia ao samba carioca e realizou curtas premiados sobre bambas como Carlos Cachaça e Wilson Batista.
Quem estiver ligado no Curta TV deste domingo vai poder conferir ainda imagens raras de filmes que retratam o universo do samba, como o premiado Coruja, de Marcia Derraik, Nelson Sargento, Estevão Ciavatta e Simplicio Neto, dedicado ao impagável Bezerra da Silva. O filme foi exibido em dezenas de festivais no Brasil e ganhou quase todos os prêmios principais em 2001. Outro filme que será comentado no programa é Batuque na Cozinha, documentário de Anna Azevedo sobre as tias, instituições eternas da Velha Guarda da Portela.
No segundo bloco, é hora de exibir na íntegra o curta Maré Capoeira, de Paola Barreto, que revela em lindas imagens os movimentos geniais da capoeira.

onde fica
Domingo, às 22h30, na TV Brasil.
quando ir
08/7/2012
quanto custa
Grátis
website
www.curtatv.tv.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados