Nelson Triunfo é atração de festival no CCBB

12/4 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
Nelson Triunfo
1
Joca Vidal · Rio de Janeiro, RJ
4/4/2011 · 16 · 0
 

Considerado o pai do hip-hop brasileiro, Nelson Triunfo é a atração da edição de abril do festival "Um Outro Olhar Sobre Ele", que também irá apresentar uma Batalha de MCs e palestra de Gilberto Yoshinaga, jornalista que está preparando a biografia de Nelson Triunfo.

Confira a programação:

12h30
Desafio “Batalha de MCs”

17h
Palestra com Gilberto Yoshinaga

Apreciador da cultura hip-hop desde 1988, cursou Jornalismo na Unesp e, como trabalho de conclusão de curso, escreveu o livro-reportagem "Resistência, Arte e Política - registro histórico do rap no Brasil" (2001). Atualmente, é o jornalista responsável e editor do portal Central Hip-Hop/Bocada Forte, para o qual colabora desde 1999. De 2005 a 2009, morou no Japão, trabalhando como repórter correspondente de um jornal e duas revistas brasileiras. Prepara, para 2011, o livro "Nelson Triunfo - Do Sertão ao Hip-Hop".

19h
Show de Nelson Triunfo e Funk & Cia

Nelson Triunfo é uma lenda viva da cultura de rua. Pernambucano de Triunfo, ainda adolescente deixou sua cidade para estudar e trabalhar em Paulo Afonso, onde se apaixonou pela dança soul e funk. Daí em diante, decidiu que queria viver da dança. Durante a década de 70, foi um dos maiores incentivadores da música negra no Brasil. Criou o grupo Funk & Cia, um dos precursores do break em São Paulo, e em várias ocasiões chegou a ser intimidado pela polícia, ao final do período da ditadura militar, por dançar nas ruas de São Paulo e promover a cultura hip-hop. Sua figura tornou-se referência cultural para os primeiros nomes do rap brasileiro, desde Thaide & DJ Hum a Racionais MCs. Também foi pioneiro no uso do hip-hop como instrumento educacional.No repertório,música e dança se entrelaçam como estrutura única permitindo os adeptos e curiosos ser levados pela energia absoluta presente em cena.

O projeto "Um Outro Olhar Sobre Ele" apresenta mensalmente, desde fevereiro, parte da juventude que produz cultura popular e que se destaca na música, na dança e na arte do hip hop, com a presença de MCs, rappers, DJs, b-boys e grafiteiros. A ideia do projeto é apresentar artistas da nova geração dos morros e periferias do Rio junto de outros artistas oriundos desses espaços de desvantagem social que já conseguiram projeção em suas carreiras artisticas.

Idealizado por Paulo Azevedo e com produção de Dilma Negreiros, fundadores do Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop, o evento transita entre o entretenimento e a reflexão. Os organizadores vão promover debates para se discutir os desdobramentos da cultura hip hop, as questões que envolvem o funk, a nova e velha escola do samba, atitude, cultura e protagonismo com a presença de especialistas nos temas. O público tem assim a possibilidade de ver, ouvir e refletir com mais embasamento sobre essas manifestações culturais que emergem das camadas populares.

onde fica
Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: / (21) 3808-2020
quando ir
12/4/2011, às 12:30h
quanto custa
R$ 6 e R$ 3 (acima de 65 anos e estudantes)
contato
binomio.imprensa@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados