Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Neuropolis - Orquestra de Músicos das Ruas do Rio de Janeiro

de 02/5 a 04/5 · Rio de Janeiro, RJ
Lucas Gervilla
ENSAIO DA BERLINER STRASSENMUSIKERORCHESTER
1
Gustavo Zielonka V. Rodrigues · Curitiba, PR
21/4/2009 · 73 · 3
 

Mistura de estilos diversos expõe a pluralidade musical

O que acontece quando se monta uma orquestra com músicos de características e estilos bem distantes entre si, passando pelo erudito e o popular? O resultado pode ser apreciado, de graça, de 1º a 3 de maio, no Teatro Arena da CAIXA Cultural, dentro do projeto "Neuropolis - Orquestra de Músicos das Ruas do Rio de Janeiro", concebido e dirigido pelo compositor e instrumentista Lívio Tragtenberg. O projeto tem como particularidade combinar as contrastantes fontes e raízes musicais dos participantes, que compõem um mosaico sonoro circulante nas ruas das cidades brasileiras. Em anos anteriores, o evento também esteve presente nas cidades de São Paulo, Berlim e Miami (nesta última, envolvendo norte-americanos e latinos).

Com humor, balanço e informalidade, segundo Lívio Tragtenberg, o evento busca refletir a vida musical de uma localidade, feita por artistas anônimos, de rua e por músicos de comunidades de imigrantes. “Estes praticam as suas tradições com instrumentos típicos, como japoneses, bolivianos, paraguaios, etc”, explica o compositor. Na Orquestra de São Paulo, o ecletismo incluía sambas acompanhados com harpa paraguaia e forrós balançados ao som do guitarón (contrabaixo mexicano) e da flauta boliviana.

Também teve baião com um coro de músicos paraguaios, e emboladores improvisando na batida do koto (instrumento tradicional japonês). Paralelamente ao trabalho musical, foram desenvolvidas imagens em vídeo, as quais dialogavam com as músicas no palco. As primeiras apresentações aconteceram em outubro de 2004 na Sala Olido. “Desde então, por onde passa, tem entusiasmado e mostrado que a experiência tem uma ótima acolhida do público”, afirma Lívio. Aqui, serão apresentados vídeos criados por Kiko Goifman e Jurandir Muller.

Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a entrada gratuita para o espetáculo musical garante o acesso ao público em geral. As apresentações estão programadas para as 19h30 de sexta-feira (1), sábado (2) e domingo (3). No primeiro dia, às 16h, será realizada oficina sobre o processo de trabalho que culmina com a formação da Orquestra. Para quem quiser conhecer o resultado, pode-se assistir a parte desse curioso trabalho, acessando www.myspace.com/orquestrademusicosdasruas. O cd Neuropolis está à venda no site www.sescsp.org.br/loja.

onde fica
CAIXA Cultural RJ - Teatro de Arena
Av. Almirante Barroso, 25
Centro - Rio de Janeiro – Tel.: 21-2544-4080 / 7666
quando ir
02/5/2009 a 04/5/2009
quanto custa
Gratuito
website
www.caixa.gov.br/caixacultural

compartilhe

comentários feed

+ comentar
graça grauna
 

muito bom

graça grauna · Recife, PE 19/4/2009 09:25
sua opinião: subir
Andre Luiz Mazzaropi
 

Gustavo;
nada me da mais prazer do que me apresentar na rua.
Tenho escrito uma trajetoria de sucesso ao levar mais de 80% dos meus shows a Ruas e praças; ali o artista mostra quem realmente é.
Parabens e sucesso!

Andre Luiz Mazzaropi
O Filho do jeca

www.andreluizmazzaropi.com.br

Andre Luiz Mazzaropi · Taubaté, SP 20/4/2009 16:40
sua opinião: subir
Jolie Moysés
 

Muito bacana o evento. Publiquei no www.conexaovivo.com.br
Se tiver mais alguma dica, não deixe de nos encaminhar

Jolie Moysés · Belo Horizonte, MG 24/4/2009 00:10
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados