Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Noite de Arcoverde - 'Samba de Coco Raízes de Arcoverde'

18/5 · Recife, PE
Rodrigo Lobo
1
Rodrigo Almeida · Recife, PE
18/5/2007 · 76 · 0
 

Casa da Rabeca do Brasil apresenta o evento "Noite de Arcoverde", com apresentação do "Samba de Coco Raízes de Arcoverde" e as bandas: Os Pariceiros e Forró, Trio na Tora.

Sobre "Samba de Coco Raízes de Arcoverde":

Longe, muito longe do litoral, onde primeiramente floresceu nas mãos de escravos, o coco-de-roda chegou ao Sertão de Pernambuco. Amaciado pela viagem, o ritmo incorporou elementos indígenas e indícios de tradições sertanejas, mas conseguiu manter o toque sincopado e a dança envolvente que caracterizam a versão litorânea. Em Arcoverde, o grupo Coco Raízes tornou-se o grande expoente dessa nova roupagem do ritmo, que se expressa por letras singelas, batida marcante e melodias de timbre sibilante. Iniciada por Lula Calixto, ferrenho defensor da cultura popular sertaneja, a saga do Coco Raízes representa o apego do povo às tradições e o esforço desmedido para preservá-las. Mas é também a história de afeto entre duas famílias que se uniram em torno do ritmo. Nas mãos dos Gomes e Calixtos, o coco não é apenas uma batida de pandeiro ou uma dança, é uma aliança, um modo de vida. Primos, tios, pais e filhos, todos são irmãos na hora de sambar.

onde fica
Casa da Rabeca do Brasil - Rua Curupira, N° 340B - Cidade Tabajara, Olinda, PE - Próximo ao Maracatu Piaba de Ouro.
quando ir
18/5/2007, às 22:00h
website
http://www.cocoraizes.com.br
contato
(81) 8807-8524 / 3371-8261 / 3371-8246

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados