NORDESTE OCULTO | Cabruêra - Caixa Cultural/RJ

de 01/9 a 02/9 · Rio de Janeiro, RJ
Foto: Augusto Pessoa
Cabruera - Foto: Augusto Pessoa
1
Edmundo Nascimento · João Pessoa, PB
22/8/2012 · 6 · 0
 

Nos dias 1º e 2 de setembro, às 19h, o grupo musical Cabruêra, um dos mais expressivos da cena contemporânea da Paraíba, apresenta na Caixa Cultural do Rio de Janeiro o show de seu quinto CD, o ‘Nordeste Oculto’, inspirado na religiosidade e crença dos nordestinos e orientais. A apresentação integra o projeto ‘Visagens Nordestinas’, que une o som e a poesia do Cabruêra com o citarista Alberto Marsicano e as imagens do fotógrafo Augusto Pessoa, que estarão expostas na Sala Margot, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. Nos dias 19 e 20 de outubro, o grupo volta ao Rio para mais dois shows no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo.

‘Visagens Nordestinas’ é um projeto de artes integradas que nasceu a partir da amizade entre o grupo Cabruêra e o citarista Alberto Marsicano, que sugeriu à banda fazer um disco de relação entre a música nordestina e a oriental, abordando a força da religiosidade no Nordeste. Cabruêra já mesclava música com a fotografia quando Marsicano sugeriu escrever ainda os textos sobre religiosidade e as várias tradições do universo oriental. A partir daí, o repertório foi criado, com algumas composições em parceria e todas abordando o universo místico do Nordeste.

O trabalho do fotógrafo Augusto Pessoa acompanha o da banda Cabruêra desde o primeiro disco e, neste quinto álbum, integra um livro de fotografias ao encarte. “O nosso disco anterior se chama Visagens (2011). O Augusto sugeriu esse título para uma exposição e nós pegamos emprestado para colocar no álbum e, então, reaproveitamos o nome no projeto ‘Visagens Nordestinas’. Como o disco ficou com o nome ‘Nordeste Oculto’, resolvemos chamar o livro de ‘Nordeste Desvelado’, fazendo essa brincadeira entre o que está escondido na música e o que se mostra por meio das imagens”, conta Arthur Pessoa, vocalista de Cabruêra.

Com 14 anos de estrada, a banda paraibana já é velha conhecida no cenário alternativo nacional. Em ‘Nordeste Oculto’, as faixas são marcadas pela presença da cítara em meio ao cancioneiro popular e à música eletrônica. A banda é formada por Arthur Pessoa na voz, violão e escaleta, Leo Marinho na guitarra, Pablo Ramires na bateria e Edy Gonzaga no baixo.
Exposição ‘Visagens Nordestinas’ – dezoito fotos de Augusto Pessoa selecionadas da publicação ‘Nordeste Desvelado’ fazem uma viagem pelo interior do Nordeste brasileiro e apresenta mil tradições dentro do Brasil.

onde fica
CAIXA CULTURAL DO RIO DE JANEIRO - Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro.

Telefone: (21) 2262.5483 / (21) 2262.8152

Metrô: Estação Carioca;

Não tem estacionamento.
quando ir
01/9/2012 a 02/9/2012, às 19:00h
quanto custa
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) - Classificação indicativa: livre
website
http://www.overmundo.com.br/banco/nordeste-oculto-cabruera
contato
Carla de Gonzales – carla@pagu.inf.br | Mariana Pires – contatojor@pagu.inf.br 21 2297-7190 / 9961-0536

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados