Nos dias 1º e 2 de setembro, à s 19h, o grupo musical Cabruêra, um dos mais expressivos da cena contemporânea da ParaÃba, apresenta na Caixa Cultural do Rio de Janeiro o show de seu quinto CD, o ‘Nordeste Oculto’, inspirado na religiosidade e crença dos nordestinos e orientais. A apresentação integra o projeto ‘Visagens Nordestinas’, que une o som e a poesia do Cabruêra com o citarista Alberto Marsicano e as imagens do fotógrafo Augusto Pessoa, que estarão expostas na Sala Margot, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. Nos dias 19 e 20 de outubro, o grupo volta ao Rio para mais dois shows no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo.
‘Visagens Nordestinas’ é um projeto de artes integradas que nasceu a partir da amizade entre o grupo Cabruêra e o citarista Alberto Marsicano, que sugeriu à banda fazer um disco de relação entre a música nordestina e a oriental, abordando a força da religiosidade no Nordeste. Cabruêra já mesclava música com a fotografia quando Marsicano sugeriu escrever ainda os textos sobre religiosidade e as várias tradições do universo oriental. A partir daÃ, o repertório foi criado, com algumas composições em parceria e todas abordando o universo mÃstico do Nordeste.
O trabalho do fotógrafo Augusto Pessoa acompanha o da banda Cabruêra desde o primeiro disco e, neste quinto álbum, integra um livro de fotografias ao encarte. “O nosso disco anterior se chama Visagens (2011). O Augusto sugeriu esse tÃtulo para uma exposição e nós pegamos emprestado para colocar no álbum e, então, reaproveitamos o nome no projeto ‘Visagens Nordestinas’. Como o disco ficou com o nome ‘Nordeste Oculto’, resolvemos chamar o livro de ‘Nordeste Desvelado’, fazendo essa brincadeira entre o que está escondido na música e o que se mostra por meio das imagensâ€, conta Arthur Pessoa, vocalista de Cabruêra.
Com 14 anos de estrada, a banda paraibana já é velha conhecida no cenário alternativo nacional. Em ‘Nordeste Oculto’, as faixas são marcadas pela presença da cÃtara em meio ao cancioneiro popular e à música eletrônica. A banda é formada por Arthur Pessoa na voz, violão e escaleta, Leo Marinho na guitarra, Pablo Ramires na bateria e Edy Gonzaga no baixo.
Exposição ‘Visagens Nordestinas’ – dezoito fotos de Augusto Pessoa selecionadas da publicação ‘Nordeste Desvelado’ fazem uma viagem pelo interior do Nordeste brasileiro e apresenta mil tradições dentro do Brasil.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!