NÓS DO MORRO ESTRÉIA "OUTRA OPINIÃO" NO CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL (RJ)

de 04/6 a 16/7 · Rio de Janeiro, RJ
Programa do espetáculo Outra Opinião do Grupo Nós do Morro (RJ)
Projeto gráfico: Vitor Emannuel
1
Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ
22/5/2009 · 16 · 6
 

Nova montagem da trupe do Vidigal, que estréia em 4 de junho, é uma livre adaptação do Opinião, espetáculo que marcou época na década de 60

O Grupo Nós do Morro estreia no dia 4 de junho, no Centro Cultural Justiça Federal, no centro do Rio de Janeiro, a peça Outra Opinião. Dirigido por Paulo Giannini, o espetáculo é livremente inspirado no Opinião, marco da década de 1960, e fica em cartaz até 16 de julho, com apresentações às quartas e quintas-feiras, sempre às 19h30. Assim como a montagem original de Oduvaldo Viana Filho, Armando Costa e Paulo Pontes, a “Outra Opinião” do Nós do Morro utiliza o teatro e a música para expor diferentes visões sobre o mundo a partir do encontro entre pessoas diversas. Os 30 atores do elenco interpretam, cantam e tocam instrumentos musicais para discutir temas como família, arte, religião, amor, sexo e política.

Diferentemente do Opinião, que tinha na música seu elemento principal, a montagem do Nós do Morro é mais focada na cena e no ator. Aliás, a dramaturgia do espetáculo foi toda construída a partir dos depoimentos dos próprios atores, proporcionando uma atualidade ao debate. As questões apresentadas em cenas fazem parte do nosso cotidiano”, explica Giannini, que também assina o texto ao lado de Kadu Garcia.

Sem bandeiras, um convite à reflexão

A música que consagrou Nara Leão, Zé Ketti, João do Vale e Maria Bethânia no Opinião dos idos anos 1960, não foi esquecida pela trupe do Vidigal. Os atores cantam e tocam canções, ao vivo, prestando homenagem a compositores e intérpretes como Pedro Luiz e a Parede, Cordel do Fogo Encantado, Lirinha, Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Céu, entre outros, além do próprio Zé Ketti. A peça, que é a estréia de Giannini na direção de um espetáculo do Nós do Morro, traz trinta atores, todos componentes da companhia de teatro do Vidigal. Destaque para atriz Priscila Marinho, cujo trabalho como a doméstica Sheila, da novela Caminho das Índias, vem ganhando aplausos.

Sem levantar bandeiras ou definir regras e exceções, este espetáculo abre as cortinas para a reflexão e expõe sob os refletores a multiplicidade do ser. Transpõe para o palco a voz de todos nós que ainda vivemos sob a mira de tantas ditaduras. Portanto, pedimos licença a João do Vale, Zé Ketti, Nara Leão e Augusto Boal para darmos a nossa Outra Opinião.”, completa Giannini.

Opinião estreou no Rio de Janeiro, em 1964, e foi considerado um marco da experiência teatral. Com direção de Augusto Boal, o espetáculo se propunha a romper com a cultura de elite para levá-la ao povo e ser um ponto de resistência à ditadura militar. O espetáculo foi feito de modo a revelar o substrato humano, social e político que se encontrava sob as composições musicais de João do Vale e Zé Kéti. Foi ainda responsável por lançar Nara Leão como a intérprete da música popular socialmente engajada e, mais tarde, alçar Maria Bethânia a grande ídolo da canção brasileira.

Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos

O Grupo Nós do Morro é patrocinado pela Petrobras desde 2001.

onde fica
Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro
Quartas-feiras e quintas-feiras

Lotação 140 lugares.
quando ir
04/6/2009 a 16/7/2009, às 19:30h
quanto custa
Ingressos: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia
website
www.nosdomorro.com.br
contato
Assessoria de Imprensa - Paula Dias (21) 3461-4616 r. 137
Produção Executiva - Martha Avelar (21) 3874-9177/ (21) 8777-7583

compartilhe

comentários feed

+ comentar
graça grauna
 

tudo de bom para o grupo. Sucessos

graça grauna · Recife, PE 24/5/2009 14:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
André Calazans
 

Nota dez, muito bom !!!

André Calazans · Rio de Janeiro, RJ 30/5/2009 14:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Gabriel_
 

Obrigado André, que bom que gostou do nosso espetáculo.

Ajude a gente divulgar o espetaculo.

Abraços.

Gabriel_ · Rio de Janeiro, RJ 15/6/2009 02:45
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Camila Olivieri
 

Gente!! Eu vi e amei!! Muito bom! Muito engraçada! Recomendo!

Camila Olivieri · Rio de Janeiro, RJ 15/6/2009 03:28
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Lili Reston
 

Esse espetáculo é Maravilhoso. Parabéns a todos que colocam esse espetáculo vivo!!! Tem muita gente por tráz fazendo um trabalho show!!! Parabéns Gianini e Sansão que são uns dos responsáveis por essa galera, eles brilham!!!

Lili Reston · São João de Meriti, RJ 15/6/2009 18:27
sua opinião: subir
Alê Barreto
 

Valeu Graça, André, Gabriel, Camila e Lili!

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 25/6/2009 01:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados