O Autor na Praça - Centenário Marighella

05/12 · São Paulo, SP
Arquivo da família
Marighella
1
O Autor na Praça · São Paulo, SP
1/12/2011 · 0 · 0
 

Carlos Marighella nasceu em Salvador, Bahia, em cinco de dezembro de 1911. Era filho de imigrante italiano com uma negra descendente dos haussás, conhecidos pela combatividade nas sublevações contra a escravidão. De origem humilde, ainda adolescente despertou para as lutas sociais. Aos 18 anos iniciou curso de Engenharia na Escola Politécnica da Bahia e tornou-se militante do Partido Comunista, dedicando sua vida à causa dos trabalhadores, da independência nacional e do socialismo. O auge da Ditadura Militar, a partir do final de 1968, culminou numa repressão sem precedentes. Marighella passou a ser apontado como Inimigo Público Número Um, transformando-se em alvo de uma caçada que envolveu, a nível nacional, toda a estrutura da polícia política. Na noite de 4 de novembro de 1969, surpreendido por uma emboscada na alameda Casa Branca, na capital paulista, Carlos Marighella tombou varado pelas balas dos agentes do DOPS sob a chefia do delegado Sérgio Paranhos Fleury. Para lembrar o centenário deste homem que sonhou um Brasil melhor, no próximo dia 5 de dezembro vamos realizar um ato no auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros. Saiba mais sobre Carlos Marighella abaixo ou: www.carlos.marighella.nom.br.

Veja um vídeo sobre o ato em 4 de novembro de 2011 no local de sua morte, na Al. Casa Branca que, neste dia virou, Al. Carlos Marighella: www.youtube.com/watch?v=lcBcSy3KTeE

Centenário de Carlos Marighella – Programação da noite
19h00 - Exibição de documentário sobre sua trajetória
20h00 - Depoimentos sobre sua militância e leituras de textos e poesias de seu livro “Rondó da Liberdade”, com a participação do músico e escritor Erton Morais, o agitador cultural e coordenador da AEUSP Adriano Mogli, o coordenador do projeto O Autor na Praça Edson Lima e outros convidados.
21h30 - Apresentação musical com Dinho Nascimento acompanhado de Cecília Pellegrini nos vocais e Gabriel Nascimento na percussão. Dinho vai apresentar dois poemas de Marighella que ele musicou e pretende gravar em breve.

Ato pelo centenário de nascimento de Carlos Marighella
Dia 5 de dezembro, Segunda-feira, das 19h as 22h
Auditório da Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima – Entrada Franca
Av. Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros - São Paulo (SP) – Tel. 3082 5023 / 3063 3064
Realização: O Autor na Praça, Trokaoslixo, AEUSP e Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima.
Assessoria de Imprensa: Edson Lima – 9586 5577 – edsonlima@oautornapraca.com.br.
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura do Município de São Paulo / AEUSP – Associação dos Educadores da USP.

Saiba sobre a programação do centenário de Carlos Marighella em Salvador-BA, onde nasceu dia 5/12/1911: www.vermelho.org.br/ba/noticia.php?id_noticia=169804&id_secao=58

onde fica
Auditório da Biblioteca Alceu Amoroso Lima em Pinheiros
quando ir
05/12/2011, às 19:00h
quanto custa
Entrada Franca
website
www.carlos.marighella.nom.br
contato
Edson Lima – 9586 5577 – edsonlima@oautornapraca.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados