O Autor na Praça com o poeta recifense Miró da Muribeca

20/12 · São Paulo, SP
Arquivo do autor
Miró com a camiseta "merece um tiro quem inventou a bala"
1
O Autor na Praça · São Paulo, SP
20/12/2008 · 87 · 3
 

Para fechar a programação do ano de 2008 e prestes a completar os 10 anos - em maio de 2009 - O Autor na Praça recebe no próximo sábado, dia 20, o poeta recifense João Cláudio Flávio Cordeiro da Silva, mais conhecido como Miró da Muribeca. Criador do ditado: “Merece um tiro quem inventou a bala”, Miró apresentará performances poéticas e autógrafos dos livros “Poemas para sentir tesão, ou não”, “Tu tás aonde?” e o DVD "Miró: Preto, Pobre, Poeta e Periférico", documentário premiado dirigido por Wilson Freire de Lima e realizado pela Cabra Quente Filmes, que retrata a trajetória de vida e artística deste poeta recifense. Contaremos com a participação do cartunista Júnior Lopes realizando caricaturas.

Ouça e assista algumas poesias na voz do poeta Miró: “São Paulo”, “Ataque cardíaco”, “Aconteceu em Fortaleza”, “Carla”, “Grafia”.

"Miró: Preto, pobre, poeta e periférico" (Pernambuco, 2007, 20 min.), vídeo documentário captado em formato digital, mostrando a trajetória de vida e artística do poeta recifense João Cláudio Flávio Cordeiro da Silva, conhecido como “Miró”, que teve como alternativa de vida a poesia. O filme mostra também o forte conteúdo social de seus poemas, através de intervenções poéticas com o próprio autor, em diversos pontos da cidade, desde o centro histórico, até as mais novas favelas, onde serão captadas as imagens do cotidiano correlacionadas com seus poemas. Será uma forma de documentar o hoje da cidade, sua geografia e suas pessoas, o modo de viver e o modelo de vida. Miró, desde 1985, vem publicando seus poemas de forma alternativa e recitando-os em praças, bares, eventos culturais, escolas e universidades de todo o Brasil. Tem participação em várias coletâneas poéticas do país, sendo atualmente um dos mais representativos e atuantes poetas de Pernambuco, um dos coordenadores do projeto “Marginal Recife”, da Prefeitura da Cidade que, nos últimos três anos, lançou 30 “poetas marginais”.

Miró da Muribeca – Nasceu em Recife, no bairro da Encruzilhada, morador da Muribeca, escreve desde 1985, tem 7 livros lançados por este Brasil afora: Que descobriu azul anil (1985), Ilusão de ética (1993), Entrando pra fora e saindo pra dentro (1995), Quebra a direita segue a esquerda e vai em frente (1997), São Paulo eu te amo mesmo andando de ônibus (2001), Poemas pra sentir tesão ou não (2002), Pra não dizer que não falei de flúor (2004) e recitais por todas as esquinas.

Miró por Lara no Interpoética – “Considero Miró da Muribeca o melhor recitador de Pernambuco. Sua desconcertante poética do cotidiano vem de uma deliciosa e selvagem verve coloquial-crítica, somente encontrável em raros poetas da herança contracultural e da marginália. A sociologia da arte já o descobriu, mas sempre haverá perguntas que ficarão sem respostas (insondáveis mistérios do inconsciente coletivo). A nossa nobre editora Cida Pedrosa passou-me a missão de articular uma entrevista com este singularíssimo bardo alternativo, mas tudo o que eu pude fazer foi levantar nove temas pra ele comentar (o meu ganha-pão tem imposto sérios limites à minha agitação cultural e literária). Confiram aqui os comentários rápidos e sintéticos do nosso Maiakovski das Periferias de Jaboatão".

onde fica
Espaço Plínio Marcos - (Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto - Pinheiros).
Realização: Edson Lima e AAPBC.
Apoio: Max Design, Jornal da Praça, Ponto de Fuga Cultura, Cinema e afins, Gula Goumert, Pablo Orazi Webdesign, Restaurante Consulado Mineiro e Cantinho Português.
quando ir
20/12/2008, s 14:00h
quanto custa
Entrada Franca
contato
Edson Lima - 3746 6938 / 9586 5577 – oautornapraca@oautornapraca.com.br

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
graça grauna
 

Miró - o poeta da Muribeca: bom demais. cabra da peste da poesia ireverente. É chegar perto e ver. Parabens Miró. Bjos dos arrecifes de Olinda, e minha admiração sempre. Graça Grauna

graça grauna · Recife, PE 18/12/2008 15:06
sua opinio: subir
graça grauna
 

graça grauna · Recife, PE 19/12/2008 21:51
sua opinio: subir
Lustato Tenterrara
 

vlw

Lustato Tenterrara · Teresina, PI 7/2/2009 19:15
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados