O Autor na Praça recebe a jornalista Daniela Arbex

17/5 · São Paulo, SP
Marcelo Max
Convite do evento
1
O Autor na Praça · São Paulo, SP
15/5/2014 · 0 · 0
 

No mês que o projeto completa 15 anos e na Semana do Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05), O Autor na Praça recebe a jornalista Daniela Arbex em tarde de autógrafos do livro “Holocausto Brasileiro - Genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil”, que recebeu o Prêmio APCA de melhor livro-reportagem de 2013. Será no próximo sábado, dia 17 de maio, às 15h no Espaço Plínio Marcos (Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros – SP). Na ocasião Daniela Arbex vai receber o Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos. Contaremos com a participação do cartunista Junior Lopes, realizando caricaturas e outros convidados. Informações abaixo.

Sobre o “Holocausto Brasileiro - Genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil” - UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO EM PLENO BRASIL – O livro resgata história de 60 mil mortos no Hospital Colônia de Barbacena - Neste livro-reportagem fundamental, a premiada jornalista Daniela Arbex tira das sombras o esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade. Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento, homens e mulheres que haviam extraviado seus documentos. Alguns eram apenas tímidos. Pelo menos 33 eram crianças.

No início dos anos 60, depois de conhecer a Colônia, o fotógrafo Luiz Alfredo, da revista O Cruzeiro, desabafou com o chefe: “Aquilo é um assassinato em massa”. Em 1979, o psiquiatra italiano Franco Basaglia, pioneiro da luta pelo fim dos manicômios que também visitou a Colônia, declarou numa coletiva de imprensa: “Estive hoje num campo de concentração nazista. Em lugar nenhum do mundo, presenciei uma tragédia como essa”. Geração Editorial - 276 páginas – R$ 39,90. Saiba mais: http://geracaoeditorial.com.br/blog/holocausto-brasileiro. Veja o Book trailer: http://www.youtube.com/watch?v=hZSwEuGj1xU.

Sobre Daniela Arbex - É uma das jornalistas do Brasil mais premiadas de sua geração. Repórter especial do jornal Tribuna de Minas há 18 anos, tem no currículo mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três prêmios Esso, o mais recente recebido em 2012 com a série “Holocausto brasileiro”, dois prêmios Vladimir Herzog (menção honrosa), o Knight International Journalism Award, entregue nos Estados Unidos (2010), e o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina e Caribe (Transparência Internacional e Instituto Prensa y Sociedad), recebido por ela em 2009, quando foi a vencedora, e 2012 (menção honrosa). Em 2002, ela foi premiada na Europa com o Natali Prize (menção honrosa).

Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Dia 17 de maio, sábado, 15h.
Informações: Edson Lima – 3739 0208 / 95030 5577 - oanp@uol.com.br.
Realização: Edson Lima & AAPBC. Apoio: Max Design, Enlace-Media, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português (Barraca de comida portuguesa na Feira da Benedito Calixto).

onde fica
Espaço Plínio Marcos (Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto), em Pinheiros - SP
quando ir
17/5/2014, às 15:00h
quanto custa
Grátis - Evento em espaço público
website
www.geracaoeditorial.com.br/blog/holocausto-brasileiro
contato
Edson Lima/O Autor na Praça – Tel. 3739 0208 / 95030 5577 – oanp@uol.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados