O Autor na Praça recebe Luiz Ernesto Kawall

13/6 · São Paulo, SP
Arquivo do projeto O Autor na Praça
Inauguração do Museu da Voz na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto
1
O Autor na Praça · São Paulo, SP
9/6/2015 · 0 · 0
 

No próximo sábado, dia 13 de junho, vamos celebrar o aniversário de 88 anos de jornalista, crítico de arte, pesquisador e historiador da cultura popular brasileira Luiz Ernesto Kawall. Na ocasião haverá o lançamento do segundo volume do livro “Artes e Reportagem”, que traz histórias e entrevistas de artistas nacionais. No livro, as histórias vividas pelo Kawall são apresentadas pelos colegas, José Henrique Fabre Rolim (presidente da APCA), Angelo Iacocca, Gabriel Kwak, Paulo Bomfim e Salomão Esper. Destaques do livro: a formação e inauguração do MIS – Museu da Imagem e do Som; o casamento rumoroso de Patricia Galvão, a Pagu e Oswald de Andrade e as vozes gravadas de Oswald, Tarso, Rebolo, Brecheret, a doação do acervo da “Vozoteca” para o IEB, a descoberta da voz de Mário de Andrade, etc. De tudo isso é bom citar que foi numa iniciativa do Luiz Ernesto que houve um reencontro e reconciliação entre os pintores brasileiros Di Cavalcanti e Volpi, explico: o Luiz Ernesto Kawall era um dos organizadores e colaborador de uma vernissage, “Ex aequo” da Bienal do centenário, nesta ocasião os dois artistas plásticos brasileiros estiveram presentes e retomaram um diálogo e relacionamento, uma foto no livro com Kawall e os dois, mostram este momento.

Nesta mesma tarde, por sugestão e ideia do Kawall, vamos batizar a arquibancada em frente ao Espaço Plínio Marcos com o nome de Bancada Carlito Maia, este grande homem da comunicação, que foi um grande amigo e parceiro do Kawall e também um dos fundadores do projeto O Autor Na Praça. Haverá leituras de trechos do livro, pensamentos e ideias do Carlito Maia, como essa: “Vivo triste e solitário, qual uma árvore. Porém solidário como uma floresta”. Contaremos também com a participação do cartunista e artista plástico Junior Lopes. Vejam uma bela entrevista do Luiz Ernesto Kawall na Jovem Pan: https://www.youtube.com/watch?v=k1S4DEirnxM e esta matéria sobre a doação do acervo parao IEB-USP: http://www.usp.br/aun/exibir.php?id=5462. Mais informações abaixo.

Sobre Luiz Ernesto Kawall - É jornalista, crítico de arte e museólogo brasileiro. Formado em jornalismo, em 1951, na primeira turma da Fundação Cásper Líbero, iniciou, nos anos 1970, na Folha de São Paulo, uma coluna de arte que lhe valeu premiação pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte. Foi um dos fundadores do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e do Museu Caiçara de Ubatuba. Colecionador de arte popular e de cordéis, reuniu durante décadas os arquivos sonoros, cerca de 5.000 vozes, na verdade são 12 mil registros de personalidades nacionais - como as de Cândido Rondon, Rui Barbosa, Santos Dumont, Washington Luiz, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Monteiro Lobato, Dalva de Oliveira, Orlando Silva, Vicente Celestino, Carmen Miranda e Corifeu de Azevedo Marques - e estrangeiras - como as de Thomas Edison, Sigmund Freud, Lênin, Adolf Hitler, Benito Mussolini, Winston Churchill, De Gaulle, Gandhi, John Kennedy. Também faz parte do seu acervo um disco do show de Marlene Dietrich no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, no qual a atriz alemã cantou Luar do Sertão em português. Kawall começou a colecionar vozes no início na década de 1950, por influência de Carlos Lacerda, com quem trabalhou no jornal Tribuna da Imprensa. A Vozoteca, o seu museu da voz, nasceu em 1989. Em abril de 2013, Kawall doou sua "Vozoteca" para o IEB - Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Luiz Ernesto mora na Praça Benedito Calixto há 50 anos, é um dos fundadores da Feira de Artes da Praça e do Museu da Voz, barraca de raridades brasileiras em áudio, comandada pelo Jorge Caleiro Filho.

onde fica
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
quando ir
13/6/2015, às 14:00h
quanto custa
Grátis - Evento em espaço aberto ao público
website
https://www.facebook.com/events/834503846635934
contato
Edson Lima - 3739 0208 / 95030 5577 / oanp@uol.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados