O Autor na Praça recebe Ricardo Carvalho

30/11 · São Paulo, SP
Editora Autêntica
Convite do evento
1
O Autor na Praça · São Paulo, SP
28/11/2013 · 0 · 0
 

Para celebrar os 68 anos de ordenação sacerdotal de Dom Paulo Evaristo Arns que ocorreu em 30 de novembro de 1945 em Petrópolis – RJ, na Ordem Franciscana, quando foi nomeado Frei Evaristo e também os 40 anos que recebeu o título de cardeal pelo Papa Paulo VI, O Autor na Praça recebe o jornalista Ricardo Carvalho em tarde de autógrafos do livro “O Cardeal da Resistência – As Vidas de dom Paulo Evaristo Arns”. Será no próximo sábado, as 15h, no Espaço Plínio Marcos (Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto. Contaremos com a participação do historiador Paulo Pedrini da Pastoral Operária e do cartunista Junior Lopes, realizando caricaturas. Informações sobre o convidado e o livro abaixo.

Sobre “O Cardeal da Resistência – as Muitas Vidas de dom Paulo Evaristo Arns”- É o segundo livro publicado pela Editora Instituto Vladimir Herzog. São 65 capítulos e 359 ilustrações que contam, na forma de reportagens, a trajetória de um dos mais importantes brasileiros do século XX. E foi um dos mais fortes símbolos de resistência à ditadura militar e aos desmandos de um capitalismo opressor e sufocante. Você pode começar a ler “O Cardeal da Resistência” por qualquer um dos 65 capítulos. Essa é uma das novidades deste livro, que narra de maneira amigável e acessível a verdadeira revolução que dom Paulo Evaristo Arns promoveu em São Paulo e no Brasil desde que chegou na capital paulista, em 1966, como bispo auxiliar da Zona Norte da cidade. Nomeado arcebispo de São Paulo em 1970, permaneceu no cargo por 28 anos, até 1998, quando, ao se aposentar, se tornou arcebispo emérito. Em 2013 ele completou 40 anos de cardinalato e 92 de vida, e é o cardeal mais antigo da Igreja Católica. Em todos os capítulos você vai encontrar uma ação de dom Paulo em defesa dos oprimidos e dos Direitos Humanos, contra a censura, a favor da liberdade, incentivando a organização do povo em comunidades, apoiando os movimentos sociais, denunciando a tortura e enfrentando militares, independentemente das patentes, oferecendo a Catedral da Sé para missas e cultos ecumênicos de repúdio à ditadura. Tudo isso está contado através de 359 ilustrações, entre fotos, trechos de documentos, recortes de jornais e revistas, desenhos, charges e um texto simples e coloquial que apenas alinhava as várias informações, como o fato de dom Paulo ter sido a voz firme e serena que primeiro denunciou ao mundo: “O jornalista Vladimir Herzog foi assassinado!” (E não “cometeu suicídio”, como queria o regime militar). Você vai encontrar também depoimentos de muita gente que viveu passagens memoráveis ao lado do cardeal, como Clarice Herzog, Ricardo Kotscho, Frei Betto, Fernando Morais, Clovis Rossi, Leonardo Boff, Juca Kfouri, José Carlos Dias, Dalmo Dallar. Aliás, o autor Ricardo Carvalho sugere que se inicie a leitura pelo capítulo 64. Os profissionais que estiveram juntos na realização do livro têm as seguintes sugestões: Antonio Carlos Fester, escritor, capítulo 23; Angélica Rittes, jornalista e teóloga, capítulo 6; Inês Caravaggi, jornalista, capítulo 12; Maria Angela Borsoi, secretária particular de dom Paulo por mais de 40 anos, capítulo 27. Editora Instituto Vladimir Herzog / Grupo Autêntica, 312 páginas, R$ 49,90.

Veja matéria/entrevista com Ricardo Carvalho:

Saiba mais:

Realização: Edson Lima, AAPBC, Instituto Vladimir Herzog, Editora Autêntica & Paulo Pedrini
Apoio: Max Design, Enlace-Media, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português.


onde fica
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros - SP
quando ir
30/11/2013, às 15:00h
quanto custa
Grátis - Evento realizado em espaço aberto ao público
website
http://blogtriplov1.wordpress.com/2013/11/27/tarde-de-autografos-do-livro-o-cardeal-da-resistencia-as-muitas-vidas-de-dom-paulo-evaristo
contato
Edson Lima – 3739 0208 / 95030 5577 - oanp@uol.com.br.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados