O cinema rock’n’roll

de 27/9 a 06/10 · Rio de Janeiro, RJ
divulgação
Rita Lee em cena no filme "As Amorosas"
1
Adriane Constante · Rio de Janeiro, RJ
21/9/2011 · 0 · 0
 

A evolução das sonoridades e das posturas do rock a partir da cinematografia brasileira dos últimos 50 anos será apresenta ao público durante a mostra O cinema rock’n’roll – filmes brasileiros da jovem guarda aos dias de hoje, que inaugura dia 27 de setembro, terça-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio. Serão 19 longas-metragens exibidos em sessões regulares e também 4 curtas e videoclipes em sessões especiais, durante o horário do almoço. No dia 05 de outubro (quarta-feira), às 19h, o diretor do filme “Areias Escaldantes”, Francisco de Paula, participa de um debate com o público.

O rock revolucionou o comportamento jovem e a contaminação do gênero pelo mundo teve sua versão nacional na febre dos ídolos da jovem guarda. A presença de artistas nas fitas alavancava a venda de ingressos e os jovens lotavam as salas para ver seus ídolos, formando um novo público frequentador de cinema.

O cinema rock’n’roll – filmes brasileiros da jovem guarda aos dias de hoje apresenta preciosidades como “Minha Sogra é da Polícia”, que traz o trio formado por Roberto Carlos – na época com apenas 17 anos –, Erasmo Carlos e Carlos Imperial que aparecem como banda de apoio para o astro Cauby Peixoto durante uma apresentação de Let’s rock. Será possível conferir ainda a atuação de Gilberto Gil em “Corações a mil”, e de Baby Consuelo adolescente em “Caveira My Friend”, cujo nome da personagem ela levou para o resto de sua carreira musical.

Ainda na perspectiva de filmes raros, um dos destaques da programação será a exibição “Geração Bendita”. Lançado em 1971, o longa-metragem foi rodado em Nova Friburgo, em uma comunidade hippie que de fato existiu e foi proclamado como o “primeiro filme hippie brasileiro”. Recuperado em 2002, o filme teve trilha sonora da banda Spectrum – cujo disco em vinil é um dos mais cultuados e caros no mundo inteiro.

A mostra do CCBB vai traçar a evolução do rock de forma cronológica a partir de sua inclusão nas chanchadas – quando Carlos Manga, em 1957, dirige “De Vento em Popa” – até os filmes pós-retomada dos anos de 1990, como “Baile Perfumado”, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, sem esquecer a tendência saudosista com a qual o rock é tratado no início do século XXI em “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’roll”.

Para ilustrar o caminho percorrido pela evolução do rock nas telonas, serão exibidos filmes como “Juventude e Ternura”, estrelado por Wanderléa, “Meteorango Kid”, de André Luiz Oliveira e “Abismu” de Rogério Sganzerla, lançados nas décadas de 1960 e 1970. Os longas-metragens que marcaram a geração dos anos de 1980 também fazem parte da programação, com apresentações do Barão Vermelho, em “Bete Balanço”, e dos Titãs em “Areias Escaldantes”.

Sessões com videoclipes retratarão ainda o estilo que melhor traduz a geração dos anos 1990, tendo como cume a estréia da MTV Brasil. A mostra O cinema rock’n’roll – filmes brasileiros da jovem guarda aos dias de hoje tem curadoria de Barbara Kahane e fica em cartaz até 6 de outubro.

onde fica
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
quando ir
27/9/2011 a 06/10/2011
quanto custa
Grátis
website
http://mostrarock.wordpress.com/ www.bb.com.br/cultura / www.twitter.com/ccbb_rj

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados