Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

"O Dia 14", direção de Ângelo Flávio

de 14/5 a 14/6 · Salvador, BA
Cristiano Borges
O Dia 14 - de lá até cá
1
Everton Machado · Salvador, BA
20/5/2007 · 76 · 1
 

“O Dia 14” mostra as conseqüências da escravidão
Novo espetáculo do diretor Ângelo Flávio mostra como caos social é reflexo do passado colonial e escravagista. Peça promete tocar em temas
tabus como em “A Casa dos Espectros”.

O que aconteceu com os negros no dia seguinte à abolição da escravatura? A pergunta surgiu de mote para a criação do espetáculo “O Dia 14” que estréia no dia 14 de maio, no Teatro Gregório de Matos. O espetáculo dirigido por Ângelo Flávio traz no elenco atores do CAN – Coletivo de Atores Abdias de Nascimento. Quem conferir vai encontrar o mesmo vigor e inovação presente no espetáculo “A Casa dos Espectros” (2006) de Adrienne Kennedy espetáculo dirigido pelo mesmo diretor e sucesso de crítica e público.

Depois de causar desconforto com o texto da norte-americana, o diretor mergulha na desigualdade social brasileira e mostra a trajetória dos negros do navio negreiro à invisibilidade social. O espetáculo é intercalado por trechos de entrevistas que analisam a questão racial no Brasil. “De uma forma não-aristotélica, queremos apontar a trajetória, os conflitos e complexos do povo negro no Brasil, antes e depois do dia 13 de maio de 1888”, explica Flávio.

De forma não cronológica, nove atores interpretam personagens que retratam essas questões. Corpos tensos, atemporalidade e movimentação são as marcas desse ditirambo negro. No fundo do palco, nas alturas, um personagem branco come frango e toma vinho, no primeiro plano, os atores negros mostram situações inconsciente e emblemáticas do preconceito e ao mesmo tempo da luta pela igualdade racial no Brasil.

São temas do espetáculo os conflitos do dia-a-dia e a história do país marcado muitas vezes por uma política de embranquecimento, como ressaltam alguns historiadores, quando comentam a importação de mão-de-obra branca com a vinda dos imigrantes italianos para o sul do país.
O espetáculo conta com sonoplastia do cantor Dão e do DJ Cláudio Manoel - Angelis Sanctus, além de nomes como Everton Machado, Prêmio Braskem de Melhor Ator Coadjuvante e Vitória Bispo, uma das indicadas ao prêmio de Melhor Atriz. Ângelo Flávio é um dos novos talentos da direção baiana. Sua trajetória está ligada à militância política em defesa dos direito humanos, temas polêmicos e que sempre fazem parte de seus trabalhos artísticos.

onde fica
Teatro Gregório de Matos ? Praça Castro Alves ? Centro.
quando ir
14/5/2007 a 14/6/2007, às 20:00h
quanto custa
R$14 (inteira) e R$7 (meia)
website
www.flogao.com.br/odia14delaateca
contato
Maíra Azevedo ? Assessora de Imprensa
(71) 3321-5233/8969-8848/8848-5912/8169-7642 ? azeredo.Maira@yahoo.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
claudiomanoel
 

oba! obrigado por me citar na matéria. foi um prazer produzir a trilha desse espetáculo.
abs
claudio m

claudiomanoel · São Félix, BA 19/8/2010 07:02
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados