De 27 de junho a 01 de julho, Rio e São Paulo serão visitados por um intelectual de destaque do século XX: Tomás Hirsch, autor do livro "O Fim da Pré-História".
Hirsch já lançou a obra na Amércia do Norte e Europa.
A edição brasileira tem prefácio de Jõao Pedro Stédile.
O autor estará autografando "O Fim da Pré-História", na terça-feira, dia 1º de julho, a partir das 15horas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O título é um contraponto a "O Fim da História", de Francis Fukuyama, texto que Tomás Hirsch critica.
Para ele, o próximo capítulo da história da humanidade nos levará a compreender a via da não-violência como o caminho libertário que porá um fim à pré-história caracterizada pela violência em todas as formas.
Já em 27 de junho, Hirsch participará no debate "O Papel das Esquerdas no Momento Atual da América Latina", a ser realizado no salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (no Largo de São Francisco) atividade do Programa de Pós-Graduação em Filosofia Política do instituto.
Tomás Hirsch estará na "Homenagem a Salvador Allende" (o presidente do Chile eleito com programa socialista e assassinado no golpe militar lederado pelo general Augusto Pinochet em 1973 com orientação e apoio dos Estados Unidos da América).
O programa acontecerá em São Paulo, na segunda-feira, dia 30 de Junho, às 19h, no Auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, na Rua Genebra, 25, Anhangabaú. o intelectual é candidato a presidente do Chile.
Terá a presença de Aldo Rebelo, João Pedro Stédile e Ivan Valente.
A atividade também servirá ao lançamento do livro por Hirsch para o público paulista.
(Leia mais em www.centenarioallende.org)
Adro,
Como podemos observar nosotros, chamamos as coisas hoje por apelidos mas elas continuam a ser aquelas mesmas coisas nas quais acreditávamos (e acreditamos). E para que servem os eufemismos senão para nos permitir continuar a sermos los mismos?
Spírito,
Desde que a Polop ousou o programa socialista para o brasil (ainda na década de '60), as coisas tem um nome só: exploração. Florestan Fernandes nos auxiliou na avaliação de que os de baixo têm as três tarefas (da terra, da democracia e de dar fim à presença estrangeira no nosso cangote). Fora disto, é só trocar caneta tinteiro por máquina de escrever e esta por computador; ou, se preferir, rabeca por viola e esta por guitarra, porque o tambor ancestral da revolta contra todas as chibatas continua sendo quem marca o compasso, de preferência com coração firme, sem perder a ternura.
Terno abraço, camarada.
W@nder, para mim seria um imenso prazer poder comparecer ao evento e trocar umas palavrinhas com alguém que ainda não pediu para esquecer o que escreveu ou o que fez no passado. Em não podendo, divulgo a quem penso que possa se interessar.
Terno abraço, guri.
Um beijo Adroaldo e votando
Não se se já percebeu,,mas sou leitora e eleitora assídua dos seus textos
Costumo ser bem sucinta nos comentarios,até por falta de tempo
mas pode estar certo que leio tudinho e só voto qdo gosto mesmo
Adro, muito boa divulg~ção de tema tão controvertido hoje: a esquerda. Confeso ter cada vez mais me afstado da política. Perdi o encanto, a paciência. Eu não esqueço o passado, mas, sinceramente, recrio. rrsrs.
Spírito Santo, praticamente cita il Gattopardo, do Lampedusa.
Prefiro lembrar do filme do filme do visconti qdo don Fabrizio (Burt Lancaster) diz mais ou menos o que o Spirito disse.
Cedê,
Também ando de férias de tudo o que fiz por 40 anos, desde março de 2005, mas não deixo de reconhecer que as necessidades sendo as mesmas que me motivaram antes, ainda que não me animem tanto hoje, possam conscientizar e motivar quem andam a esperar que caia dos céus o que lhes cabe construir.
***
Ailuj,
Muito grato fico com tua distinta atenção, amiga. A leitura é o estímulo e a própria razão muitas vezes de quem escreve, ao menos para mim.
Adroaldo,
pena que acabei de retornar de lá.
Agora só em agosto.
Em outubro deverei estar nas tuas terras.
Beijos e valeu pela divulgação.
Votos.
Regina
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!