O reino do outro mundo – Orixás
Cia Rubens Barbot Teatro de Dança apresenta uma nova leitura do divino bailado dos Orixás
De quinta a domingo às 20h na Catedral Anglicana São Paulo Apóstolo (Santa Teresa)
Um espetáculo de dança contemporânea baseado nos movimentos coreográficos presentes nos terreiros de candomblé, com trilha sonora reunindo, entre outros, Beatles e Handel, encenado no interior de uma igreja. Esta inusitada combinação reflete a essência de O reino do outro mundo – Orixás, mais novo espetáculo da Cia Rubens Barbot Teatro de Dança.
O espetáculo nasce do desejo de retratar uma roda de candomblé com toques contemporâneos, observada por diferentes pontos de vista. Para isso, Rubens Barbot, coreógrafo, bailarino e fundador da Cia que leva seu nome, convidou a bailarina, coreógrafa e atriz Valeria Monã que junto com Luís Monteiro, Elvio Assunção e Rubens Rocha (todos ex-bailarinos da companhia) assinam todo o trabalho coreográfico junto com Barbot.
Em O reino do outro mundo – Orixás, nenhum orixá será realizado com os toques correspondentes a eles: as músicas foram escolhidas por uma afinidade com a personalidade de cada orixá e seguindo a pesquisa pessoal do diretor do espetáculo. Assim, Exu dança com música de Carl Orff, Oxum dança ao som de uma ária da obra O Messias de Handel, Oxalá com um hino da Igreja Anglicana gravado na catedral de Wedmister, Yemanjá é dançada com música do atual Vangelis, Ogum ao som de jazz africano, Naná e Xangô ao som dos Beatles. John Lennon, Hanks Jones, músicas primitivas africanas entre outros autores, efeitos sonoros e a percussão ao vivo de Jô Ventura também compõem a trilha sonora do espetáculo.
Para encenar O reino do outro mundo – Orixás, Rubens Barbot e Gatto Larsen (também diretor da Cia), buscavam um espaço dinâmico, que permitisse a maior liberdade possível aos movimentos dos bailarinos. Impensável - aos olhos de alguns, o conjunto arquitetônico da Catedral Anglicana São Paulo Apóstolo (localizada em Santa Teresa) revelou-se perfeito para a apresentação do espetáculo. Os dez bailarinos em cena exibem suas coreografias explorando todos os espaços do interior da catedral, enquanto o publico assistirá tudo sentado nos bancos do templo. “Isto é apenas um exemplo dos trilhos que vamos percorrer para realizar um espetáculo multicolorido e pluralista culturalmente falando, livre para todas as idades e símbolo da resistência da cultura negra”, explica Larsen.
A pesquisa para a criação de O reino do outro mundo – Orixás foi realizada pelo artista plástico Paulo Husek - também responsável pelo desenho dos figurinos originais de cada Orixá. A partir daí, Barbot, Larsen e o próprio Husek se debruçaram para chegar a um resultado contemporâneo em alguns casos e uma realização fiel no resultado em outros. A confecção dos figurinos ficou por conta de Barbot, confeccionando muitos deles totalmente a mão baseado num estudo sobre Orixás e roupas através dos tempos. Todavia, os figurinos respondem a uma construção teatral utilizando, na maioria dos casos, reciclagem de materiais. Larsen, além de formar a equipe de criação, construiu uma série de adereços e “cabeças” para composição do figurino do espetáculo.
O reino do outro mundo – Orixás é um espetáculo leve, vivo, alegre e muito alegórico. Transita pela harmonia, paz e união de povos, etnias, religiões, enfim, toda a humanidade. É antes de tudo um exercício de liberdade e respeito - premissa básica e conceito que norteia toda a trajetória da Cia Rubens Barbot Teatro de Dança.
O reino do outro mundo – Orixás recebeu em 2007 o Premio Klaus Vianna – Funarte/Petrobrás.
Que idéia maravilhosa! Nossa, eu queria muito ver esse espetáculo e nessa catedral, o que deve dar um toque especial para a platéia! O Grupo faz turnê? Entendo um pouco sobre a mitologia africana, e já trouxe aqui para o Overmundo uma apresentação de um grupo de dança do gênero. Essa de Exu dançar ao som de Carl Orff, não poderia ser melhor! Imagino ser "Carmina Burana". Parabéns ao grupo!
JACK CORREIA · Crato, CE 7/6/2008 21:09
Grande Iniciativa. Sucessos daqui do Coração do Brasil.
jbconrado
Eu gostaria muito de ter assistido...Será q foi gravado????Porque eu queria muito assistir e se foi gravado poderia vender...
Quelzinha90 · Guarulhos, SP 6/1/2009 20:36
Parabéns! linda iniciativa...
Estarei no Rio em breve (Show) e gostaria de saber como entrar em contato.
Conheça um pouco de meu trabalho em www.lizhermann.com.br ou www.youtube.com/movimentoproraizes
Beijos de luz... Liz
*Já votei!!!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!