O reverso do corpo revelado no próprio corpo

de 08/9 a 09/9 · Rio de Janeiro, RJ
Ney Motta/Arte Contemporânea Co
Avesso
1
Ney Motta · Rio de Janeiro, RJ
3/9/2007 · 61 · 1
 

O reverso do corpo revelado no próprio corpo, este é o argumento que norteia a concepção de Avesso, que surge a partir de um desejo coletivo da Cia Moderno de Dança de desenvolver uma maneira peculiar de dançar, investigando, portanto, um vocabulário de movimentos que não esteja pautado em padrões estabelecidos por técnicas formais de dança, como o balé e a dança moderna, por exemplo. Nesta dança imanente, que nada mais é que uma forma de metalinguagem, os corpos dos próprios intérpretes-criadores são adotados como fonte de investigação, respeitando suas subjetividades e idiossincrasias e instituindo a noção de movimento autônomo.
O que se pretende com esta proposta é entender o corpo como um sistema aberto e complexo, como um lugar de passagem, predisposto a produzir e receber informações num ciclo ininterrupto de transformações e intercâmbios entre o homem e o ambiente. A condição de instabilidade do corpo no mundo encontra-se refletida nesta encenação, que promove diálogos entre questões antagônicas do indivíduo, como as dicotomias corpo/mente e interior/exterior, procurando valorizar exatamente os entremeios, os lugares de troca evidenciados a partir das referidas relações.
Para investigar o movimento, a pesquisa coreográfica articulou técnicas como o Contato-Improvisação e o Body Mind Centering®. No processo de criação de Avesso foi priorizado o aprimoramento da consciência corporal dos intérpretes-criadores a partir de uma mescla entre essas técnicas, além de terem sido utilizados alguns recursos tecnológicos da medicina para propiciar a visualização da anatomia e fisiologia humana internas. Por meio deste processo viabilizou-se uma outra forma de organização para a dança, gerando uma estética cuja sensorialidade ultrapassou os limites visuais da forma, atingindo outros níveis de percepção para a concepção do movimento a ser dançado.

onde fica
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Rua José Higino 115, Tijuca. Acesso facilitado para cadeirantes. Estacionamento no Supermercado Extra.
quando ir
08/9/2007 a 09/9/2007, às 20:00h
quanto custa
Ingresso: R$ 10,00
website
www.canalartecontemporanea.spaces.live.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
André Teixeira
 

Saudações!!!

Muito interessante a proposta de vocês!!!

Das Artes, a Dança, de certa forma, é a que menos me apetece, não obstante goste de dançar. Mas o conceito proposto faz parte do meu vocabulário de expressão artística (entre colagens, fotos e poesias).

Sucesso!!!

GRANDE abraço!!!

A.

André Teixeira · Aracaju, SE 2/9/2007 15:29
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados