“O Rio de João” chega às praças do Rio

de 14/11 a 21/11 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação/Clayton Leite
Coletivo Eu Amo a Rua: forma inusitada de reverenciar João do Rio
1
Bete F Nogueira · Rio de Janeiro, RJ
6/11/2015 · 0 · 0
 

Projeto pioneiro de intervenção urbana comemora 450 anos da cidade mostrando a obra de João do Rio através de 10 cenas apresentadas em caixas de teatro miniatura, também conhecido como teatro lambe-lambe, em praças da cidade.

Em novembro, praças públicas do Rio ganham de volta uma alma encantadora: João do Rio (1881-1921). É da obra do artista – jornalista, amante da cidade a ponto de tomá-la por nome eternizado em crônicas, contos e peças de teatro –, que se alimenta o projeto de intervenção urbana O Rio de João, realizado no âmbito dos 450 anos da cidade com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura através do Programa de Fomento à Cultura Carioca de 2014. As apresentações acontecerão a partir de 14 de novembro em vários pontos do Rio, como Praça XV, Largo da Carioca e Cinelândia (a lista completa está no final do release).
O projeto é idealizado pelo coletivo artístico #coletivoeuamoarua, formado pelos artistas Raquel Botafogo, André Gracindo, Márcio Nascimento, Márcio Newlands, Rita Spier e Carlos Alberto Nunes. O Rio de João parte das crônicas de João do Rio para apresentar em caixas de teatro lambe-lambe, ao ar livre, histórias de 2 minutos que recuperam a delicadeza de uma arte secular disponibilizada ao grande público das ruas.
“Encontramos em João do Rio a certeza de que o passado atualiza a sua importância ao lado da ideia de contemporaneidade. Por meio da sua obra tomamos contato com a vida social e familiar nas primeiras décadas do século XX, acompanhando as transformações dos hábitos e aspectos da cidade, bem como a repercussão de certos acontecimentos sobre a sociedade. O projeto proporciona uma breve viagem no tempo, onde os valores humanos são a permanente homenagem à cidade que todos desejamos”, destaca a atriz Raquel Botafogo.
Para dar forma ao projeto, que tem duração de três meses, 20 participantes com ou sem experiência anterior, serão orientados em todas as etapas de criação desse espetáculo de teatro de animação, desde o entendimento técnico, elaboração de roteiros, decupagem e definição das dez cenas que formam o conjunto da obra. “A obra se insere na cidade como uma intervenção urbana, de modo a fazer das próprias ruas não somente o cenário mas o personagem principal do projeto”, afirma Raquel.
A inspiração para a criação do projeto é o livro A encantadora alma das ruas, de João do Rio. Através dele, se estrutura o processo de trabalho que leva à intervenção urbana. Dentre alguns dos bairros estão incluídos o centro da cidade, Castelo, Saúde, Gamboa, Catumbi, Tijuca, Vila Isabel, Botafogo, Flamengo, Laranjeiras, Largo do Machado, Catete, Santa Teresa e Ipanema. As caixas estarão distribuídas em duas praças próximas da cidade, sendo cinco caixas em cada praça. Dentre os itinerários selecionados estão Ladeira da Misericórdia e Praça XV, Cais do Valongo e Largo do São Francisco da Prainha, Cinelândia e Largo da Carioca, Paço Imperial e Rua do Mercado, Largo da Carioca e Praça Tiradentes, Largo do Machado e Museu da República.
Lambe-Lambe
O teatro lambe-lambe é uma modalidade de teatro de formas animadas que recebeu este nome devido a sua semelhança física às máquinas fotográficas utilizadas no início do século XX. Pequena, independente e portátil, a caixa cênica desse tipo de teatro abriga espetáculos de teatro de bonecos que são assistidos por um único espectador por vez. Essa singularidade proporciona um encanto em torno da ação que colide com o fluxo cotidiano de uma cultura de massificação. Em O Rio de João a magia se realiza quando o espectador descobre, por um buraquinho, um Rio de Janeiro de outros tempos, vivo dentro de um palco que se torna seu universo particular.
Programação
Dias 14, 15, 17, 18, 19 e 21 de novembro
- 10 histórias de João do Rio encenadas em 10 caixinhas de teatr

onde fica
Praças:
• Ladeira da Misericórdia e Praça XV – 14 novembro (sábado) 10h às 12h
• Largo do São Francisco da Prainha e Praça Mauá - 15 novembro (domingo) 10h às 12h.
• Cinelândia e Largo da Carioca – 17 novembro (terça-feira) 15h às 17h
• Paço Imperial e Rua do Mercado - 18 novembro (quarta-feira) 15h às 17h
• Largo da Carioca e Praça Tiradentes - 19 novembro (quinta-feira) 15h às 17h
Largo do Machado e Museu da República – 21 novembro (sábado) 10h às 12h Museu da República
quando ir
14/11/2015 a 21/11/2015
quanto custa
Grátis
contato
Elisabete Nogueira 99826-9001

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados