O Rio será atravessado pelo Transperformance

de 15/12 a 18/12 · Rio de Janeiro, RJ
Verônica Meloni
Frágil, performance de Marcus Vinicius
1
Júnia Azevedo · Rio de Janeiro, RJ
12/12/2011 · 0 · 0
 

De 15 a 18 de dezembro, o TRANSPERFORMANCE ocupará as ruas do Rio. Mais de 20 renomados artistas nacionais e estrangeiros circularão pela cidade, instigando os cariocas a repensarem sua relação com o espaço, por meio de performances e intervenções urbanas. Com extensa programação, o TRANSPERFORMANCE, com curadoria da artista visual e pesquisadora Lilian Amaral e produção da Fase 10 Produções Artísticas, ocupará praias, praças e espaços emblemáticos da cidade tendo como base o Oi Futuro em Ipanema, convidando a população a interagir. O evento é patrocinado pela Oi e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com o apoio cultural do Oi Futuro.

Paralelamente, ocorrerão palestras, encontros e workshops onde os artistas discutirão com o público as diversas possibilidades de manifestação da performance na contemporaneidade. Haverá também mostras de videoperformance com obras de mais de 40 artistas. É a performance saindo dos espaços sacralizados dos museus e galerias e indo às ruas propor uma visão mais crítica diante do mundo.

Regina Silveira, Maurício Dias e Walter Riedweg, Xico Chaves, Corpos Informáticos, Michel Groisman, Adriano e Fernando Guimarães, Solon Ribeiro, Tadeu Jungle e os internacionais Los Torreznos (Espanha) e Victor Ruano (EUA) são alguns dos artistas convidados. Sediado no Oi Futuro em Ipanema, o TRANSPERFORMANCE se deslocará pela cidade, atravessando múltiplos espaços, como o Instituto Cervantes, em Botafogo; o Palácio Gustavo Capanema; a praia de Ipanema; a Praça General Osório; entre outros. Os locais e horários das performances podem ser conferidos diariamente na internet, no endereço www.transperformance.blogspot.com.

Funcionando como base do projeto, o Oi Futuro, em Ipanema, expandirá e ao mesmo tempo concentrará as atividades. As performances feitas pela cidade serão registradas em vídeo e exibidas em seguida em mostras no centro cultural. Além do trabalho dos artistas convidados, o público conhecerá uma produção emergente resultante da participação espontânea de artistas que podem enviar suas videoperformances até 5 de dezembro, por meio do site www.gag.art.br. Trata-se da convocatória de videoperformance para internet (new media art) Occupy all Streets, realizada pelo Phila 7, um dos coletivos que participarão do projeto.

O TRANSPERFORMANCE propõe uma discussão aprofundada acerca das práticas performativas contemporâneas na sua inter-relação com a cidade. Considerando sua natureza transversal e transdisciplinar de forma expandida, analisa as atuais configurações, articulações e atravessamentos entre corpos e campos e suas implicações nos diversos territórios e derivações nas redes.
O projeto aborda como eixos conceituais o diálogo, a contaminação e hibridização entre campos de práticas artísticas e investigativas, linguagens, espaços e multisensorialidades. O TRANSPERFORMANCE busca promover um diálogo e práticas que abordem em conjunto as experiências do artista, da crítica e da curadoria, tendo a experiência urbana como campo de prática expandida e tensionamento constante, compondo geografias do atrito e de afetos.

A programação inclui performances urbanas, mostra de videoperformances, projeções no espaço público, workshops, oficinas, encontros, conferências e publicação. A mostra de vídeos será organizada em quatro segmentos: Anos 70 e 80 - performance, vídeo e extensões do corpo; Acervos, arquivos e compilações; Videoperformances - artistas convidados brasileiros; Videoperformaces - artistas convidados estrangeiros.

PROGRAMAÇÃO:http://transperformance.blogspot.com/

onde fica
Oi Futuro Ipanema, Instituto Cervantes e em espaços públicos da cidade
quando ir
15/12/2011 a 18/12/2011
quanto custa
Grátis
website
transperformance.blogspot.com
contato
Oi Futuro Ipanema – Tel.: 21 3201-3010

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados