O soneto que não deforma e suas mil e uma utilidades

de 01/4 a 25/4 · São Paulo, SP
1
Higor Assis · São Paulo, SP
16/4/2007 · 66 · 3
 



O poeta Glauco Mattoso fará uma exposição, didática sem ser dogmática, sobre aquele que foi e continua sendo o mais aperfeiçoado molde para um poema: o soneto. Ao contrário de outras oficinas ministradas pelo autor, estas sessões não terão caráter de laboratório de criação, e sim de retrospectiva do soneto na língua portuguesa, a fim de demonstrar sua "receita" de composição e suas múltiplas possibilidades formais e temáticas ao longo do tempo.

A propósito da "receita", o poeta terá oportunidade de recapitular a elaboração de seu mais recente trabalho: um exaustivo tratado de versificação intitulado "O sexo do verso: machismo e feminismo na regra da poesia", no qual a sexualidade extrapola a questão de fundo para revelar-se na própria forma do poema. Do público não se espera prévios conhecimentos técnicos nem se exigirão tarefas práticas: apenas será aberto um tempo para perguntas e respostas após cada palestra.


Pedro Silva, ou Glauco Mattoso nasceu na cidade de São Paulo em 1951. Foi o criador do fanzine poético-satírico chamado Jornal do Brabil entre 1977 e 1981 (possivelmente um dos primeiros fanzines do mundo) colaborou em diversas publicações alternativas, como Lampião (um tablóide gay), o Pasquim, Chiclete com Banana, etc.
Seu pseudônimo, Glauco Mattoso é na verdade um trocadilho com "glaucomatoso", uma vez que é portador de glaucoma congênito, que o levou à cegueira no início dos anos 90.

Com a perda da visão, foi abandonando a criação de cunho visual (concretismo, quadrinhos) para dedicar-se às letras de música e à produção de discos.

onde fica
Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima (mezanino). Rua Henrique Schaumann, 777 ? Pinheiros.


Todas as quartas-feiras do mês de abril, das 19 às 21h
quando ir
01/4/2007 a 25/4/2007, às 19:00h
quanto custa
Grátis

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Egeu Laus
 

Valeu, Higor! Bom trazer Glauco para o Overmundo. Eu lia o Jornal Dobrabil e vi outro dia uma entrevista com Glauco na TV.

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 13/4/2007 00:54
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Valeu Egeu!

Vou tentar uma entrevista com ele no dia 25/04 último dia da exposição, ainda se possível colocar algo na rádio do Overmundo.

São possíbilidades, vou tentar!

Higor Assis · São Paulo, SP 13/4/2007 08:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Glauco na Rádio seria gênio!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 15/4/2007 00:21
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados