O Teatro de Karl Valentin encenado no Tablado

14/7 · Rio de Janeiro, RJ
1
patrícia monte-mór · Rio de Janeiro, RJ
16/7/2008 · 73 · 1
 

O Teatro de Karl Valentin encenado no Tablado


O Teatro O Tablado, no Rio de Janeiro, é um espaço muito especial de formação dramatúrgica para jovens, criado por Maria Clara Machado há 57 anos, hoje dirigido por sua sobrinha e seguidora Cacá Mourthé. É conhecido por desvendar novos talentos da nossa cena teatral e por experimentar caminhos, propor novas idéias no universo do teatro amador, amador também no sentido “daqueles que amam o teatro”.

É nesse contexto que O Tablado abre espaço, a partir da próxima segunda feira, dia 14, previsto para ficar por alguns meses, para o projeto Valentin, idealizado pelos atores André Dale e Rafael Queiroga, com a direção de Cico Caseira. Além dos dois protagonistas e da jovem atriz Valentina Bandeira o projeto conta ainda com os atores Pedro Tomé e George Sauma, que também assinam a trilha sonora e Nicolas Bartolo, no elenco.

Karl Valentin é um autor alemão, do início do século XX, contemporâneo a Charles Chaplin, com um humor aguçado, tendo vivido no pós-guerra e tratado do assunto com fina ironia. É cultuado como um autor “pai do besteirol”, diz Miguel Falabella, um de seus admiradores, assim como Stella Miranda e Caique Botkay – artistas que já trabalharam a obra de Valentin de diversas maneiras, inclusive fazendo as traduções que originam esse trabalho (como no caso da Stella Miranda) e que estiveram presentes num encontro no Tablado, nas etapas preparatórias da peça.

O projeto de encenar o Valetin, idealizado por Queiroga e André envolveu muito estudo de sua obra e ensaios cuidadosamente dirigidos por Cico Caseira que duraram meses, com o acompanhamento de filmagem de todo o processo de ensaio feito por Lourenço Monte-Mór e Pedro Thomé, finalizando com mais de 80 horas de imagens. Esse vídeo será disponibilizado para o público, como um material adicional do espetáculo.

Valentin conta a história de um Cabaré, a partir de uma adaptação da cena “O ensaio da Orquestra”, onde um maestro é impedido por Karl Valentin de continuar seu ensaio. A peça apresenta um dia de trabalho do cabaré, valorizando o tempo real, com seus músicos, seu responsável, seus colaboradores, onde há também a platéia.

As informações sobre o autor e mais detalhes do espetáculo com vídeos e fotografias podem ser encontrados no site www.karlvalentin.com.br

Um bonito trabalho dos idealizadores desse projeto que é mais do que uma peça teatral. Trata-se de um encontro entre jovens e talentosos atores através da obra de Karl Valentin, ocupando um horário alternativo do Tablado, que se mantém na tradição de incentivar jovens talentos e criar novos espaços para o teatro.

Venho acompanhando o processo de criação desse trabalho. Sou mãe de um dos integrantes desse grupo tão especial, embora também antropóloga e produtora cultural. Vejo com alegria a beleza desse processo de experimentação e criatividade e fiquei querendo convidar a todos para compartilhar essa experiência de conhecer o Valentin através do grupo.

Espetáculo às segundas-feiras, 22 horas. Teatro O Tablado
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado 795 Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Telefone 21 22947847 e 21 22390229




onde fica

TEATRO O TABLADO

Espetáculo às segundas-feiras, 22 horas. A partir de 14 de Julho por uma temporada a definir.

Teatro O Tablado
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado 795 Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Telefone 21 22947847 e 21 22390229
quando ir
14/7/2008, às 22:00h
quanto custa
R$20,00
website
www.karlvalentin.com.br
contato
www.karlvalentin.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
MarcilioMedeiros
 

Patricia,
Valeu a divulgação. Sucesso aos envolvidos!
Abs,

MarcilioMedeiros · Aracaju, SE 14/7/2008 19:15
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados