Oãfarrag - Coreografia, Giselda Fernandes+Videografismo,Hilton Berredo

de 29/8 a 14/9 · Rio de Janeiro, RJ
Hilton Berredo
Oãfarrag- Coreografia, Giselda Fernandes&059;Videografismo, Hilton Berredo
1
Cida Fernandes · Rio de Janeiro, RJ
21/8/2008 · 75 · 1
 

Oãfarrag é dança num mundo preocupado com a água. Com uma movimentação que é tanto cotidiana quanto maquinal, tão funcional quanto dançada, tão surpreendente quanto banal, os bailarinos percorrem um roteiro de situações inusitadas num alegórico mundo da água engarrafada. Um olhar plástico e poético sobre questões sociais, urbanas e ambientais que afetam a todos nós.

Oãfarrag é o desenvolvimento atual de uma linha de pesquisa em dança a que Os Dois Cia de Dança vem se dedicando: coreografias do corpo com objetos do cotidiano banal em performances de rua e peças coreográficas para palco. A poética de todas essas obras aparece em narrativas do tema da água em nosso mundo de objetos.

Giselda Fernandes assume em suas criações a opção artística de procurar apagar as fronteiras entre as fontes da arte e as da vida cotidiana. Para tanto, adota uma movimentação que inclui desde o simples empilhar, arrastar ou organizar, quanto novos movimentos que recebem apelidos como 'tarantulear'. Em Oãfarrag, seu desafio é criar uma 'coreografia da função inútil' com quatro bailarinos e 64 garrafões vazios de 20 litros de água mineral.

Oãfarrag traz um novo elemento plástico para as criações da coreógrafa, os videografismos de Hilton Berredo, que criou as projeções que ambientam a obra coreográfica em sua temporada no Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal.

A pesquisa artística de Os Dois foi agraciada com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2006 pelo Projeto Garrafão, que promoveu uma série de performances em torno dos garrafões de 20 litros de água mineral na praia de Botafogo, do Flamengo e no Largo do Machado. Naquele ano, Os Dois Cia de Dança levou à rua os bailarinos Adriana Barcellos, Ana Bevilaqua, Giselda Fernandes, Murilo O´Reilly e Rodrigo Maia, gerando discussões sobre a presença inusitada dos bailarinos montados em garrafões no espaço público e seu significado no contexto da questão da água. Em 2007 Os Dois Companhia de Dança convida a 'Companhia de Teatro Roçacaçacultura' – grupo que há quinze anos apresenta a 'Via Sacra da Rocinha' – para contribuir em sua pesquisa. O 'Roça' participa com Bruna Barros, Dávila Pontes, Lucas Valentim, Gutemberg Avelino, Monique Gabriele e Wanderson de Jesus na apresentação da performance Garrafão no Festival Panorama de Dança 2007 nas escadarias da câmara Municipal, na Cinelândia. Os Dois Cia de Dança tem residência para ensaios no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro desde sua inauguração em 2003.

Oãfarrag é uma peça de dança criada especialmente para a temporada no palco do Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal. E resultado da pesquisa corporal de Dávila Pontes, Eraci de Oliveira, Juliana Nogueira e Rodrigo Maia no ano de 2008 consolidando e ampliando o acervo conquistado na pesquisa na rua em 2006/2007.

onde fica
Teatro do Centro Cultural Justiça Federal |Av Rio Branco, 241, Centro. Tel :32612565 |RJ
quando ir
29/8/2008 a 14/9/2008, às 19:00h
quanto custa
Ingresso R$ 20,00 e R$ 10,00
website
www.osdois.com
contato
cidaclf@gmail.com
Cida Fernandes | 21.87633980

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Sheila Fonseca
 

Votado!
Parabéns pelo trabalho e boa sorte!
Estou com um evento http://www.overmundo.com.br/agenda/brasil-mestico-apresenta-festa-afro-latina , na fila de votação... Se der dá uma passadinha por lá e vota.
Beijos,
Sheila

Sheila Fonseca · Rio de Janeiro, RJ 20/8/2008 19:19
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados