OFENDÍCULOS

de 11/7 a 18/8 · Aracaju, SE
Arte: Thales Brandão
1
Marcelo Rangel · Aracaju, SE
18/7/2006 · 39 · 3
 

O artista plástico Marcelo Aragão realiza a exposição "Ofendículos" na Galeria de Artes do Espaço Cultural Yázigi. A abertura acontece no dia 11 de julho, a partir das 20h. A mostra dá continuidade a um trabalho de três anos de pesquisa do artista. São pinturas e objetos com predominância de tons de cinza, evidenciando uma relação instintiva com grandes centros urbanos, com cenas isoladas do cotidiano, ora representadas de forma direta e agressiva, ora de maneira propositalmente ingênua e pitoresca.

O termo "ofendículo" é a determinação jurídica para parafernálias utilizadas para proteger residências - como arames farpados, vidros, lanças, cercas elétricas e grampos de aço. Segundo Aragão, Pierre Verger no livro “Notícias da Bahia” já relatava que em alguns muros das casas da cidade de Salvador, curiosamente, começavam a brotar cacos de vidro com a finalidade de impedir que amantes sorrateiros pulassem os muros. Para ele, “ofendículos indicam barreiras, bloqueios, abismos, algo que impede o contínuo, o caminho, o natural”.

Desde 2003, Marcelo produz obras que procuram mostrar “muros cobertos por verdadeiras fortalezas de hipocrisia, trazendo assim questões relacionadas com a insegurança e a paranóia que dela surge, com a posse e o possuidor, com os limites e as fronteiras”. Sua idéia é provocar o espectador com a indagação “de que lado você mora?”. Natural da Bahia, Aragão mantém um ateliê no Pelourinho, Cafeína Cultura Contemporânea. Teve trabalho selecionado para duas edições da Bienal do Recôncavo, em 2002 e 2004. Em 2004, realizou em Salvador a mostra individual Convertendo em curvas, no Museu Eugênio T. Leal; em 2005, montou Signurban Brastropic na Aliança Francesa. Na capital sergipana, integrou “Misericórdia”, coletiva organizada pela Sociedade Semear em 2005.


onde fica
Ofendículos permanece aberta ao público até o dia 11 de agosto e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 13 às 19h, na Rua Vereador João Calazans, 494, Bairro 13 de Julho, em Aracaju/SE.
quando ir
11/7/2006 a 18/8/2006
quanto custa
Entrada gratuita
contato
Marcelo Aragão: (79) 9133-7945 / aragaomarcelo@bol.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
sandra camurça
 

Gostei de saber o significado de 'ofendículo', palavra por mim desconhecida. Quando li logo de cara pensei que fosse uma ofensa do ridículo (mas é o por aí, né?). Parabéns!

sandra camurça · Recife, PE 17/7/2006 20:25
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Rangel
 

Oi, Sandra e pessoal de Salvador, Olinda e Recife!
Depois de Aracaju, o Marcelo Aragão vai montar a exposição em Salvador, na Galeria Solar do Ferrão, e em Recife, dentro do Projeto “Olinda, Arte em toda parte”.

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 19/7/2006 16:37
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Caramba, que bom ter notícias de meu primo aqui pelo Overmundo... Bem que ele podia trazer a exposição pro Rio. Tô torcendo, Marcelo (Aragão)!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 11/8/2006 16:01
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados